Conselho Gestor Local de Saúde toma posse no Centro Cultural

Na última terça-feira (9), a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a posse do Conselho Gestor Local de Saúde de Franco da Rocha. O evento aconteceu no Centro Cultural Newton Gomes de Sá e contou com a presença dos novos conselheiros que representaram todas as unidades de saúde da cidade.

Veja fotos do evento.

Na abertura da cerimônia, o público presente acompanhou uma apresentação de capoeira, digna de aplausos, dos alunos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com o professor Costinha. Logo em seguida, formaram a mesa solene o prefeito Dr. Nivaldo, a vice-prefeita, Lorena, a secretária de Saúde, Thaís Marquês, e os vereadores da câmara municipal.

Formado por profissionais das unidades e usuários do serviço de saúde, o Conselho Gestor Local de Saúde tem papel fundamental no desenvolvimento e na garantia de políticas públicas de saúde na cidade por meio de suas perspectivas, sujeitações e fiscalizações ao serviço.

Márcia Mendes, conselheira e agente comunitária de saúde, falou sobre a parceira entre o poder público e a sociedade civil: Juntos, trabalharemos por melhorias respeitando as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando efetividade nas soluções das problemáticas do serviço”, comentou.

Já a representante da sociedade civil, Noemi Aparecida, há 30 anos mora no Parque Vitória e se diz orgulhosa em ser conselheira da unidade do seu bairro: “A UBS do Parque Vitória sempre me deu a mão quando precisei e eu quero que ela continue crescendo e dando esse exemplo, por isso, estou aqui para ajudar”, ressaltou.

Ao final da cerimônia mais de 140 certificados foram entregues aos novos conselheiros, que reforçarão, de maneira democrática, o Sistema Único de Saúde nos próximos anos. E a apresentação de encerramento ficou por conta do break da Companhia de Dança Infinity Move Crew, do professor Will Bento.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos