Inaugurada reforma e ampliação da Emeb Palmiro Gaborim

Na segunda semana de comemorações do aniversário de 77 anos de Franco da Rocha, as novidades seguem alegrando o mês de novembro. E sem perder o ritmo, a prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, entregou nesta terça-feira (16), mais uma reforma e ampliação, agora, da Emeb Palmiro Gaborim, no bairro Mato Dentro. Veja fotos do evento.

A obra era um desejo antigo da população local que, com o crescimento do bairro nos últimos anos, percebeu-se a necessidade de uma reforma na unidade para melhor conforto às crianças do Mato Dentro. Os pedidos foram ganhando força e, durante o PPA (Plano Plurianual Participativo) Kids de 2019, foi anunciado o investimento para a sonhada obra na escola.

No ano seguinte, foi iniciada então a reestruturação da edificação que, mesmo durante a pandemia, não parou com o objetivo de entregar a obra o quanto antes. Agora, a nova Emeb Palmiro Gaborim conta cinco novas salas de aula, sala de administração, dois banheiros novos, nova cozinha, zeladoria, sala multiuso, sala de informática e biblioteca.

A cerimônia de entrega da obra de reforma e ampliação aconteceu na quadra da escola com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Dr. Nivaldo Santos; a vice Lorena Oliveira; a secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim; o ex-prefeito Kiko Celeguim; a diretora Silmara Soares; a ex-diretora Luciana Batista; a neta do patrono da escola, Fabiana Gaborim; além dos vereadores; secretários municipais e alunos da unidade.

Para abrilhantar ainda mais o evento, os alunos do 5º ano realizaram apresentações musicais, e o artista André Arruda fez uma intervenção artística com direito a bonecos gigantes e contação de histórias e fábulas infantis.

A diretora agradeceu a presença e colaboração da comunidade durante todo o processo de reforma e ampliação e contou como chegou a Palmiro Gaborim. “Quando cheguei aqui, um dos alunos disse que não gostava do visual da escola e, na verdade, não era mesmo um prédio muito acolhedor, mas eu dei as mãos para as crianças e começamos a nossa luta para deixar a escola mais bonita”, contou.

“Até que chegou o ano de 2017 com o PPA Kids, que deu voz para as nossas crianças. Elas pediram a reforma e a pavimentação nas ruas dos bairros do entorno e, em 2019, o sonho começou a se tornar realidade. Quando os alunos voltaram para a escola, após um ano pandêmico, ficaram maravilhados, e chegaram a comparar a unidade com um shopping de tão bonita que ficou”, completou Silmara.

Hoje, mais de 330 alunos desfrutam das melhorias, além do novo playground e da quadra com nova pintura e reforço na estrutura, somando ao todo mais de 740 metros quadrados de construção de uma nova Emeb Palmiro Gaborim.

A secretária Renata Celeguim celebrou a reforma e ampliação e parabenizou antigos funcionários da escola. “Esta escola tem muita história e a reforma e ampliação deram à unidade melhores condições para oferecermos um ensino de qualidade a vocês. Mas não é só o prédio que garante isso, e sim, o esforço de cada um de vocês profissionais que trabalham aqui”, comentou a secretária.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior