Consolidação do recomeço: inaugurada a primeira creche municipal do Parque Pretória

Considerando o acesso digno à educação como um dos principais pilares para o desenvolvimento da população franco-rochense, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, escreveu uma nova página no bairro Parque Pretória com a inauguração da Emeb Maria Luiza Scandolera, no recomeço que simboliza o aniversário de 77 anos da cidade.

A cerimônia de inauguração da Emeb aconteceu nesta quinta-feira (18), em um evento marcado pela emoção e alegria, que reuniu autoridades municipais, equipe da escola e a comunidade do bairro. Participaram da solenidade, o prefeito Dr. Nivaldo Santos; a vice Lorena Oliveira; a secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim, o ex-prefeito Kiko Celeguim; a diretora da escola, Adriana Borges; a irmã da professora homenageada com o nome da Emeb, Ivete Scandoleira; o diretor da Escola Estadual Professor José Parada Manga, Ronaldo Lima; além dos vereadores da cidade.

Durante a solenidade, a comoção tomou conta da plateia com homenagens à professora Maria Luiza Scandolera, chamada carinhosamente de Tica, que faleceu no ano passado. Tica foi uma mulher batalhadora, amada e admirada por todos e virou exemplo de coragem, amor ao próximo e solidariedade. Sua trajetória na educação teve início aos 18 anos, como inspetora de alunos. O amor pela profissão a levou a estudar e se dedicar à carreira na educação. Tornou-se diretora e levou sua sabedoria e alegria de viver para outras escolas da cidade, como a Professor José Parada, onde marcou a vida de muitas pessoas, construindo laços de eterno respeito e carinho com a comunidade.

Dr. Nivaldo agradeceu o empenho e dedicação da equipe da Emeb e homenageou os familiares da professora Maria Luiza. “É uma alegria participar deste evento junto aos moradores aqui do Pretória. Desde a gestão passada, lá em 2013, onde atuei como vice-prefeito, tivemos a sensibilidade de destinar um olhar especial aos mais de dez mil moradores desta comunidade, que durante muito tempo, sofreram com o esquecimento e o preconceito. Lutamos para iniciar o processo de regularização fundiária para que o Pretória deixasse de ser uma ocupação e se tornasse um bairro, com o respeito e a dignidade, que todos aqui merecem”, destacou o prefeito.

Há muito tempo, pais, responsáveis, alunos e alunas que residem no Pretória, caminhavam até dois quilômetros durante 25 minutos para chegar às escolas de ensino básico mais próximas, no bairro vizinho do Parque Vitória. Essa antiga realidade, fez com que, ao passar dos anos, os pedidos da população local para uma creche no bairro crescessem ainda mais durante as plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA). Foi então que, após muita luta, o pedido de construção da creche entrou em processo de licitação em 2018 e o sonho começou a sair do papel.

Em dois anos de uma ansiosa espera, nem a pandemia barrou a continuidade das obras e a consolidação estava cada vez mais próxima com a chegada do equipamento educacional de acolhimento e cuidado. Hoje inaugurada, mais de 320 alunos já estão matriculados e estudando próximo de suas casas. A creche atende crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo duas turmas de berçário I e II, quatro turmas de maternal e seis turmas de pré-escola grau I e II.

A estrutura de primeira linha da nova escola conta com sete salas de aulas, administração, diretoria, cozinha, lactário, lavanderia, um depósito para materiais de limpeza e outro para alimentos, pátio coberto onde também fica o refeitório e banheiros. Já na parte externa de lazer, os pequenos possuem um divertido playground.

“A Emeb Maria Luiza Scandolera veio para contribuir positivamente na vida dessas crianças. Eles são a razão disso que estamos vivenciando hoje, pois tudo que é projetado e executado é pensando no bem dos nossos alunos. Essa conquista é fruto de muito empenho de todos, tanto da educação de Franco da Rocha, quanto dos moradores do bairro Pretória. O sentimento é de imensa felicidade por ver que os alunos têm melhores condições de estudo, por isso só temos gratidão a todos que tornaram esse sonho possível e contribuíram significativamente para a realização dessa obra”, disse a diretora da unidade, Adriana Borges.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior