Funcionários da Colepav recebem palestra de conscientização em apoio à campanha Novembro Azul

No mês da luta contra o câncer de próstata e a promoção da saúde do homem, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, preparou uma série de palestras de conscientização em apoio à campanha “Novembro Azul”. O bate-papo acontece ao longo do mês nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas empresas da cidade.

Na tarde da última quinta-feira (18), 28 funcionários da empresa Colepav Soluções Ambientais de Franco da Rocha, receberam orientações e tiraram dúvidas sobre a saúde do homem, em especial aos cuidados com o câncer de próstata.

Mediada pelo enfermeiro da Atenção Básica, Leonardo Pereira Leite, a atividade visou esclarecer dúvidas sobre como age a doença, desde seus primeiros sintomas, o perigo que ela causa para a população masculina, exames e formas de prevenção.

O enfermeiro explicou também as diferenças entre o câncer benigno e maligno, algo que ainda gera confusão e receio por parte dos homens, além de frisar a idade para os primeiros atendimentos. Para homens com histórico familiar, a idade para procurar por ajuda acontece a partir dos 40 anos; essencialmente homens com 50 anos ou mais, sem histórico familiar, devem realizar os exames de prevenção.

De acordo com o Ministério da Saúde, 30% da população masculina desenvolve a doença na próstata a partir dos 50 anos de idade. Para fazer os primeiros exames, é necessário procurar pela UBS mais próxima e solicitar pelo atendimento clínico.

Segundo o enfermeiro Leonardo, o câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele, e com campanha de conscientização, é possível fortalecer e demonstrar o quanto os homens precisam ter cuidados com a saúde. “É importante trazer informações de um jeito mais simples sobre essa doença estigmatizada e, normalmente silenciosa, que mostra seus sintomas de forma tardia podendo ser tarde demais. Por isso, a importância desta campanha, com palestras e conversas conseguimos explicar sobre a prevenção de uma doença tratável”, comentou.

As conversas sobre a doença e a saúde do homem, seguem durante todo o mês de novembro nas salas de espera das UBSs da cidade.

Texto e foto: Bianca Monteiro