Centro de Especialidades Médicas e Centro de Atenção à Saúde da Mulher são inaugurados na Praça da Saúde

Na última terça-feira (23), mais dois importantes equipamentos da cidade, agora na área da saúde, foram inaugurados durante as comemorações do mês de aniversário de 77 de Franco da Rocha. São eles, o Centro de Especialidades Médicas “Enfermeira Elga Maria Nogueira” e o Centro de Atenção à Saúde da Mulher “Enfermeira Nely Aparecida Quintanilha Lambert”, ambos integrados a um amplo prédio na Praça da Saúde.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Municipal da Saúde, fez o investimento com o objetivo de ampliar a garantia do direito à saúde pública de qualidade, além de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Diariamente centenas de mulheres franco-rochenses já passam pelo Centro de Atenção à Saúde da Mulher e contam com uma estrutura completa para melhor atendê-las. Já no Centro de Especialidades Médicas, são oferecidos aos munícipes serviços como dermatologista, ortopedista, cardiologista, oftalmologista e diversos outros atendimentos.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o prefeito Dr. Nivaldo, a vice-prefeita Lorena Oliveira, a secretária municipal de Saúde, Thaís Marquês, os vereadores municipais e toda a equipe de gestão do espaço. A apresentação de abertura foi um show à parte da Associação Cultural Afro-brasileira (Acafro), que puxou todos os presentes para uma apresentação de ciranda e coco de roda, danças muito praticadas na região Nordeste do Brasil.

A Gestora do Centro de Especialidades, Tatiana Lopes, falou sobre a disposição de toda a equipe do equipamento para atender, da melhor maneira possível, a população. “Sabemos o quanto um serviço como este representa e, consequentemente, temos o dever de mostrar a qualidade do espaço com um atendimento humanitário e acessível”, comentou a gestora.

Ressaltando o acolhimento diferenciado do aparelho público, a gestora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, Sandra Lima, também falou. “Nossas mulheres serão atendidas com o carinho e a qualidade que merecem, tendo em conta que é de extrema importância fazer com que elas se sintam bem para que possam seguir cuidando da saúde pessoal. Estou realizada com isso e não há dúvidas que muitos franco-rochenses também têm esse sentimento”, disse Sandra.

Com a inauguração, o Centro de Especialidades Médicas passa a contar com nove salas de atendimento médico e dois sanitários. Já o Centro de Atenção à Saúde da Mulher contempla dez salas e outros dois sanitários. Ambos equipamentos também passaram por reestruturação elétrica e hidráulica, além de receberem nova copa e depósito.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior