Secretaria de Assistência Social realiza oficina de “Gênero e Masculinidade” para funcionários da pasta

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 16 e 25 de novembro a oficina “Gênero e Masculinidade” para os homens colaboradores da pasta. O objetivo do encontro é sensibilizar e propor uma reflexão sobre questões como regras sociais delimitadas aos homens, violência doméstica e desigualdade de gênero.

A oficina também teve como proposta contribuir para a melhoria nas relações de gênero na vida e no ambiente de trabalho, assim como possibilitar à equipe técnica a criação de um repertório para a condução da temática com grupos futuros, uma vez que, a convite do Ministério Público, a secretaria passará a conduzir programas e grupos educativos com homens autores de violência contra mulheres enquadrados na Lei Maria da Penha.

Os encontros, realizados na sala de reuniões da secretaria, foram conduzidos pela assistente social, Tâmara Vicentini, a psicóloga, Tamiris Freitas, com coordenação da psicóloga Andrea Cardoso da Silva e participação da secretária de Assistência Social, Ana Maria Ribeiro. Com duas horas de duração, as dinâmicas propostas reuniram cerca de 15 homens em cada um dos dois dias.

“Fazer uma abordagem como essa é de grande valia para identificarmos e combatermos a masculinidade tóxica em todas as esferas. Sabemos que o caminho não é curto, mas dando esse passo inicial, já conseguimos pautar a desigualdade entre homem e mulher na remuneração salarial, no trabalho, além do combate à violência doméstica”, explicou a assistente social, Tâmara.

Durante a oficina, os rapazes realizaram rodas de conversa para discutir sobre características masculinas que prejudicam o convívio com as mulheres, além de lerem bilhetes anônimos de suas colegas de trabalho que abordavam pautas de gênero presentes no ambiente de trabalho. Em seguida, o grupo também pôde escrever textos para as colegas com o resultado dos debates realizados durante a oficina.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior e Luana Nascimento