2ª Virada Esportiva e Cultural fecha com chave de ouro o mês de aniversário de 77 anos de Franco da Rocha

O último final de semana de novembro foi, mais uma vez, histórico para Franco da Rocha. Com mais de 50 atrações em 24 horas de programação, a 2ª Virada Esportiva e Cultural que aconteceu entre sábado (27) e domingo (28) fechou com chave de ouro as comemorações do aniversário de 77 anos da cidade, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais.

Milhares de franco-rochenses lotaram o nosso maior equipamento de esporte e lazer, que teve todos seus setores transformados para receber diversos espetáculos que marcaram o dia, a noite e a madrugada das famílias que prestigiaram o evento. No entretenimento esportivo, os queridinhos da galera – e dos mais corajosos – foram a tirolesa que atravessava o campo do parque, o simulador de asa-delta e o bungee jump que, aliás, fez muito munícipe desistir na sua vez.

Quem chegava pela parte posterior do parque, próximo ao vão livre do viaduto, dava de cara com a parede de escalada que foi prato cheio para quem queria superar seus limites. Seguindo um pouco adiante, a praça de alimentação tomava conta do corredor ao lado da pista de skate com diferentes opções de cardápio, além de música em ambos dias com o pocket rock no sábado (27) e uma grande roda de samba no domingo (28).

Solange Castro, de 30 anos e moradora do bairro do Monte Verde, falou da emoção de ter a oportunidade em ver seus filhos felizes com atividades gratuitas e pertinho de casa. “Quando eu era mais nova, não pude curtir um evento tão bem estruturado e distribuído como esse. É um privilégio que só quem é de Franco da Rocha passou a ter”, disse Solange.

Conectados com o parque, a Arena Ubirajara Ferreira Braga e o Museu de Artes Osório César (MAOC) não ficaram de fora da festa. Yôga, Gincana, Tai Chi Chuan e pilates tomaram conta do bosque ao lado do MAOC que esteve aberto para visitação de suas exposições.

A areninha se destacou com os espetáculos infantis dos minions, heróis e o madagascar, que levou o quarteto formado pelo leão Alex, a hipopótamo Glória, a zebra Marty e a girafa Melman. E não parou por aí, já na manhã do dia seguinte, as crianças puderam aproveitar durante todo o dia o megaplayground com brinquedos infláveis.

Marinez dos Santos, de 47anos, morou em Franco da Rocha até seus 42 quando se mudou para a zona norte de São Paulo, mas como uma boa filha à casa torna, fez questão de vir comemorar o aniversário da cidade ao lado da família franco-rochense. “Meu amor por aqui é inexplicável. Construí minha vida aqui, boa parte da minha família está aqui, então Franco da Rocha tem um significado especial para mim. Por isso, esta não é só uma festa, é um encontro de todos que amam Franco da Rocha”, ressaltou Marinez.

Na madrugada da virada, o palco 360 foi o responsável pra manter a população agitada ao som de muita música eletrônica em quatro vertentes diferentes para todos os gostos. Já nas competições, o Ginásio Paulo Rogério, a piscina do parque e o Campo de Futebol foram os palcos para as disputas por troféus em várias modalidades como handebol, tênis de mesa, futsal, entre outras.

Após cinco anos de sua inauguração, o parque da cidade continua se consolidando como o principal equipamento democrático de Franco da Rocha. E por lá, a 2ª Virada Esportiva e Cultural deixou sua marca dando o pontapé inicial nos 77 anos da nossa cidade com a marca de todo franco-rochense: a alegria.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior