Alunos da rede municipal da ensino confeccionam guirlandas natalinas para enfeitar o Paço Municipal

O clima natalino já tomou conta da cidade, as luzes coloridas estão iluminando os bairros, as tradicionais árvores enfeitadas já podem ser vistas no parque e nas praças, e neste ano, até o Paço Municipal foi presenteado com um decoração mais que especial com as charmosas guirlandas de Natal, que foram carinhosamente confeccionadas pelos alunos das escolas da rede municipal de ensino de Franco da Rocha.

Confira imagens da produção das guirlandas e da entrega no gabinete

Representando as 54 escolas do município, onze estudantes entregaram os enfeites na última sexta-feira (3). O grupo, acompanhado dos professores, da secretária ajunta da Educação, Iraci Silva, de servidores da Secretaria da Educação e das idealizadoras do projeto, a agente de Gestão Pública, Fernanda Muller e a secretária do prefeito, Jaqueline Alves, foram recebidos no gabinete pelo prefeito Dr. Nivaldo Santos e pela vice Lorena Oliveira.

O objetivo do projeto é aproximar as crianças do poder público, além de promover a integração entre os alunos e celebrar a magia desta época do ano, que em 2021 estão marcadas pelos sentimentos de amor, união e reencontro após o período difícil de pandemia da Covid-19.

A professora Kelly Cristina França da Emeb Erico Veríssimo, explica que desde que receberam a proposta, professores e crianças ficaram muito felizes em participar. “Nós explicamos para eles que seria um projeto especial para a Prefeitura, onde ficariam as guirlandas, e dissemos que alguns deles visitariam o prefeito e a vice. No nosso caso, foi uma turminha de cinco anos que participou da atividade, então todo o processo se tornou uma grande diversão”, relatou a professora.

Entre os estudantes, estava Lídia Aparecida Rodrigues, representando o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Moradora da Vila Bela, ela conta que voltou a estudar após a perda do marido e hoje cursa o sexto ano do Ensino Fundamental. “Foi uma alegria para todos nós fazer parte desse projeto, cada aluno da minha sala se uniu para contribuir com um enfeite diferente”, disse.

Os diversos materiais utilizados na criação artesanal das 54 guirlandas mostraram toda a criatividade e imaginação dos alunos, e vão desde objetos recicláveis, como tampinhas, garrafas PET e macarrão colorido, até as tradicionais fitas, pinhas, laços vermelhos e bolinhas brilhantes para colorir o Natal da Prefeitura.

Após o café e o bate-papo com o Dr. Nivaldo e Lorena, as crianças saíram para distribuir os enfeites e, de porta em porta, coloriram os corredores da Prefeitura.

Iraci Silva elogiou o projeto desenvolvido pelas servidoras Jaqueline e Fernanda. “Acredito que esta aproximação entre a Prefeitura e as escolas teve início nos encontros o Plano Plurianual Participativo (PPA) Curumim e desde então vem dando excelentes resultados. É muito importante que os alunos estejam presentes dentro da Prefeitura, porque assim também aproximamos as famílias para perto do poder público”, detalhou a secretária adjunta.

Ainda segundo Iraci, após o sucesso da atividade, a Secretaria da Educação planeja ampliar o projeto no próximo ano.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior