Dezembro Vermelho: Secretaria da Saúde realiza ação para distribuição de autotestes e conscientização sobre o HIV

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no último fim de semana, dias 4 e 5, uma ação da campanha “Fique Sabendo” em alusão ao Dezembro Vermelho, mês que marca a mobilização nacional para luta contra o vírus HIV, Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis) chamando a atenção para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Veja fotos da ação.

Equipes de saúde estiveram no sábado no Terminal Leste e no domingo no Paço Municipal, realizando a distribuição de autotestes de HIV, preservativos masculinos e femininos, folhetos informativos e orientação direta sobre prevenção e cuidados com as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. No total, a ação distribuiu 285 autotestes para HIV, 2.350 preservativos e 620 unidades de gel lubrificante.

Além disso, entre os dias 1º e 7, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram rodas de conversa nas salas de espera e testagem rápida para HIV e sífilis. O Paço Municipal e o Ginásio de Esportes Paulo Rogério também receberam iluminação especial visando voltar a atenção dos cidadãos para a importância da campanha.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o objetivo das ações é levar os serviços de saúde para os espaços onde a população esteja, ultrapassando os preconceitos e tabus relacionadas à doença, que muitas vezes impedem as pessoas de procurarem pelo diagnóstico, visto que conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV, aumenta a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus.

Aids e HIV

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV), que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A transmissão do HIV acontece pelas relações sexuais desprotegidas (orais, anais e vaginais), compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Vale ressaltar que existe uma diferença entre HIV e Aids, nem todo paciente com HIV chega a desenvolver a Aids, que é uma das consequências do vírus, chamada Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. O diagnóstico de Aids considera a baixa quantidade de células de defesa presentes no sangue e/ou manifestações clínicas que podem incluir uma ou mais doenças oportunistas, quando isso acontece é que a pessoa desenvolve a Aids.

Tratamento

O Brasil é reconhecido mundialmente pelo seu programa de HIV/Aids, tanto na disponibilidade gratuita da testagem, distribuição de preservativos e quanto no tratamento via SUS (Sistema Único de Saúde). Desde 1996, o país distribui gratuitamente os medicamentos indicados a todas as pessoas que vivem com HIV. Chamados antirretrovirais (ARV), os medicamentos agem inibindo a multiplicação do HIV no organismo e, consequentemente, evitam o enfraquecimento do sistema imunológico. O desenvolvimento e a evolução dos antirretrovirais para tratar o HIV transformaram o que, no passado, era uma infecção quase sempre fatal em uma condição crônica controlável, apesar de ainda não haver cura.

Texto: Luana Nascimento com informações do Portal do Ministério da Saúde e da Fiocruz – Foto: Dalmir Junior