Bebê de 17 dias é salvo pela Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha

Um bebê de 17 dias que estava engasgado foi salvo pela equipe do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) na tarde da última segunda-feira (6).

Gabriela Couto, mãe do bebê Ravi, conta que havia amamentado a criança e que enquanto dormia ele começou a perder o ar. “Olhei e vi que o Ravi estava com os olhos abertos, se debatendo e com a boca cheia de espuma. Minha tia tentou fazer massagem nele e eu fui para a rua gritar por socorro, até que um vizinho se ofereceu para nos levar ao hospital”, relatou.

Segundo relato do GCM Santana, ao avistar a viatura da GCM, o motorista do carro freou bruscamente e solicitou ajuda. Rapidamente, o agente Santana pegou a criança no colo e, ao perceber que ela estava com a face arroxeada e com as vias respiratórias obstruídas, iniciou a manobra de Heimlich, que consiste na desobstrução das vias aéreas do bebê pela descompressão do diafragma, órgão responsável por regular a entrada e a saída de ar do corpo humano.

“A mãe me entregou a criança e eu executei as manobras até ela expelir o líquido que estava obstruindo as vias. Nós aprendemos os procedimentos de Heimlich em um curso da Defesa Civil de Franco da Rocha ministrado pelo diretor e subtenente do Corpo de Bombeiros, Francisco Queiroz”, explicou o agente Santana.

Imediatamente após o bebê voltar a respirar, o grupo o levou para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24), onde foi atendido pelo médico Wagner Guimarães e permaneceu em observação.

Emocionada, a mãe agradece à equipe do Canil da GCM de Franco da Rocha. “Serei eternamente grata aos agentes por terem socorrido meu filho, que Deus abençoe a vida deles grandemente”, disse.

Periodicamente, a equipe da GCM do município participa de treinamentos e capacitações para atuar em situações de salvamento e resgate; o curso de primeiros socorros faz parte da base curricular da formação dos agentes.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe GCM