EMEB Donald Savazoni é premiada com Impressora 3D no projeto Robótica Espacial

No mês de junho a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, anunciou a participação da EMEB Donald Savazoni no projeto “Robótica Espacial”, um curso totalmente digital de autoaprendizagem com o uso de uma plataforma online que fornece aos alunos conhecimentos sobre robótica.

A iniciativa pedagógica é realizada por uma parceria entre a Universidade de Brasília e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que contam também com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira. O curso online funciona por meio de um jogo virtual, que fornece aos alunos simulações realistas de criação e montagem robótica com conhecimentos teóricos e práticos.

E devido o alto índice de interação dos alunos na plataforma formando mais de 50% da turma, a EMEB Donald Savazoni foi selecionada para receber uma impressora 3D que reforçará as atividades do projeto de Robótica Espacial. A entrega do equipamento fez parte de uma doação da empresa Creality ao programa e terá sua montagem na unidade no início de 2022.

O professor, Cleber Cartuchi, é o educador responsável pela execução do projeto na Emeb Donald Savazoni e falou sobre o desenvolvimento no projeto dentro da unidade até a conquista da impressora 3D.

“Fomos distribuindo as licenças entre os alunos de 4° e 5º anos, com o objetivo de tornar a temática cada vez mais presente e efetiva nas aulas. O mais legal é que eu ficava mais como um supervisor, pois tudo que eles aprendiam era de maneira online e independente por meio do programa. Essa conquista é deles que tiveram um comprometimento essencial para que pudéssemos ganhar esse reconhecimento”, afirma Cleber.

Com a impressora, os estudantes poderão como montar seus próprios robôs na tela do dispositivo e também poderão aprender mais sobre a Missão Artemis da NASA, que serve como plano de fundo para o aplicativo de ensino robótico.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Divulgação