Prefeitura de Franco da Rocha já substituiu mais de mil pontos de iluminação por novas lâmpadas de LED

A Prefeitura, por meio do consórcio Luz de Franco, segue trabalhando no projeto de modernização da iluminação pública da cidade. Neste momento, o projeto de eficiência energética se encontra em sua segunda fase que consiste na troca da iluminação antiga, de sódio, por luminárias de LED.

Na primeira etapa, iniciada no ano passado, foram feitos levantamentos e estudos sobre o parque de iluminação pública do município e, no final do ano, foi dado o pontapé inicial para o processo de modernização da rede de iluminação e implantação de novas tecnologias pelas ruas do bairro Parque Montreal. Até agora, 1.170 pontos de iluminação já foram trocados nos bairros Jardim Progresso, Monte Verde e Parque Vitória. Alguns pontos desses bairros ainda serão trocados devido à necessidade de implantação de braços nos postes de energia, procedimento que também já em andamento.

O cronograma previsto para este primeiro semestre abrange ainda os bairros Jardim Bandeirantes, Jardim dos Lagos, Jardim Luciana, Jardim dos Reis, Parque Montreal, Parque Paulista, Parque Vitória, Parque dos Eucaliptos, Chácara do Rosário, Chácara São Luiz, Estrada Sete Voltas e Vila Leopolis, além das vias de conexão interbairros, praças e faixas de pedestres. Após a remodelação desses locais, acontecerá a troca das lâmpadas nos demais bairros até que toda a cidade receba as melhorias.

De acordo com o engenheiro eletricista e fiscal de contrato do consórcio Luz de Franco, Wilson Alves, a troca das lâmpadas de sódio pela iluminação de LED trará muitos benefícios à população em razão do componente ‘diodo’ presente nas lâmpada de LED, que tem uma melhor capacidade de iluminação. “Um dos problemas que afeta os moradores é o medo por passar em um local mais escuro, e a lâmpada de LED, além de ser um equipamento econômico, tem a iluminação muito mais potente”, afirma o engenheiro.

O contrato de Parceria Público Privada (PPP) com o consórcio Luz de Franco tem duração de 13 anos e o maior objetivo é reduzir os problemas com iluminação na cidade, além de modernizar e expandir o pátio de iluminação. Após o término da etapa atual, acontecerá a terceira e última fase, que consiste na manutenção elétrica dos pontos de iluminação, e que inclui três tipos diferentes de manutenção:

– manutenção preditiva: cujo principal objetivo é antecipar e encontrar a raiz de problemas energéticos;
– manutenção preventiva: verificação dos sistemas de modo a localizar qualquer possível problema e resolvê-lo para que tudo permaneça em ordem e não acarrete em perdas e danos maiores;
– manutenção corretiva: ocorre quando o sistema já está com danos ou falhas, exigindo reparos imediatos.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior