No primeiro final de semana de atendimento, Programa Força Franco cadastra 153 famílias

No último final de semana, a Prefeitura de Franco da Rocha deu início aos cadastros do Programa Força Franco, auxílio financeiro emergencial que beneficiará cerca de 3.500 famílias atingidas pelas fortes chuvas de janeiro e estão na mancha de alagamento da cidade. No sábado (26) e domingo (27), a Emeb Maria Lucia de Souza Silva foi o primeiro local a receber o posto de cadastro no Parque Paulista, bairro com maior número de franco-rochenses prejudicados.

Nos dois primeiros dias de cadastros, foram feitos cerca de 153 requerimentos para o auxílio que terá o piso de R$ 300,00 podendo chegar até 600,00, com adição no valor R$ 50,00 para cada integrante da família menor de 18 anos ou maior de 60.

O pagamento será feito no período de três meses, com prorrogação por mais três. Caso a família seja monoparental (mães ou pais que sustentam a casa sozinhos), será acrescentado o valor de mais R$ 50,00. Além do auxílio, as famílias que tiverem seus imóveis na mancha de alagamento também terão direito à isenção de até 5 mil reais no IPTU, taxa de licenciamento e alvará.

Renata Aparecida dos Santos, de 42 anos, está entre as famílias afetadas pelo deslizamento da rua São Carlos. Ela e os três filhos conseguiram se salvar, contudo, a casa foi demolida e a vida da família teve que recomeçar. Já recebendo o auxílio-moradia e vivendo em uma nova casa de aluguel, Renata conta que o auxílio financeiro do Força Franco será fundamental para, aos poucos, repor os equipamentos de maior necessidade no imóvel.

“Será um dinheiro que ajudará minha família no momento que mais precisamos. Com o auxílio aluguel já comprometido, o Força Franco chega para nos ajudar a mobiliar a casa com equipamentos de extrema necessidade, seja um micro-ondas, um ventilador e outras coisas que serão fundamentais para melhorar nossos dias nesse período de recomeço”, explica Renata, já com o requerimento do programa Força Franco em mãos.

Nas próximas semanas, a Prefeitura também fará o trabalho de cadastramento em outras regiões da cidade que serão previamente anunciadas nas páginas oficiais.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos