Prefeitura realiza mutirão para cadastro no programa de auxílio financeiro emergencial “Força Franco” na Emeb Teresa Barquetta

No último final de semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou mais um mutirão do Programa Força Franco, auxílio financeiro emergencial que atenderá as famílias afetadas pelas chuvas de janeiro que tiveram seus imóveis interditados de forma integral ou parcial, e estão a mancha de alagamento da cidade.

A ação aconteceu no último sábado (12), e domingo (13), na Emeb Teresa Barquetta para atender os moradores do bairro Lago Azul, e contou com a equipe da Secretaria de Assistência Social e da secretária da pasta, Ana Maria Ribeiro.

Nos dois dias de atendimento, durante as triagens, foram feitos 64 requerimentos, além de 18 novos cadastramentos no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais (CadUnico) para solicitar o auxílio, que pode chegar a R$ 600,00, a partir de um piso salarial de R$300,00, sendo adicionado o valor de R$50,00 para cada integrante da família menor de 18 ou maior de 60 anos.

O auxílio financeiro emergencial do Força Franco, será pago pelo período de três meses, podendo ser prorrogado por mais três. Para solicitar o benefício, os moradores, precisam apresentar o laudo de interdição parcial ou total feito pela Defesa Civil, ter o imóvel dentro da mancha de alagamento; ser maior de 18 anos, ter renda familiar per capita (por pessoa) de R$ 0 até R$ 606,00 (meio salário mínimo) e ter filhos em idade escolar matriculados na rede de ensino.

Para a moradora do bairro, Francisca Maria Martins Torres, o auxílio fornecido pela Prefeitura, vai ser de grande ajuda para a sua família, além de ser uma oportunidade para recomeçar.

“Na minha casa, durante os dois dias de chuvas, entrou muita água e lama vindo dos imóveis vizinhos. Com esse benefício, vou poder reformar minha casa, para conseguir dormir tranquila com meus dois filhos, tentar amenizar futuros problemas e pensar em um novo recomeço”, disse.

De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social, Iara Coqueiro, os mutirões que estão sendo promovidos pela Prefeitura são uma forma de trazer políticas públicas para os bairros que mais sofrem com alagamento em dias de fortes chuvas, como no caso do Lago Azul.

“Esse bairro sofre há tempo com as questões de alagamentos. Nos últimos anos, devido ao crescimento do bairro e autoconstrução, começaram aparecer os desmoronamentos, ou seja, são diversos fatores que levam as famílias a viverem em situação de risco, e essa ação, aproxima o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da população para que todos consigam requerer os benefícios de direito”, comentou a secretária.

Os franco-rochences que não participaram do mutirão do final de semana, podem solicitar o benefício nas unidades de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social do município até o dia 8 de abril.

Documentos necessários para solicitar o auxílio:

• Documento original com foto (RG, habilitação, carteira de trabalho);
• Comprovante de endereço (caso não tenha, uma autodeclaração deve ser feita);
• Cartão NIS;
• Laudo da Defesa Civil (em caso de interdição).

.Texto e foto: Bianca Monteiro