Crianças maiores de 1 ano e menores de 5 já podem se vacinar contra o sarampo

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou nesta quinta-feira (7), uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Crianças com idade a partir de 1 ano e menores de 5 anos já podem ser imunizadas com a vacina tríplice viral ou SCR (sarampo, caxumba e rubéola).

Para receber a dose, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a sala de vacinação da Praça da Saúde com a caderneta de vacinação em mãos. Quem não tem a carteirinha ou tem dúvidas sobre a situação vacinal, pode comparecer a uma para receber a devida orientação dos profissionais de saúde. O horário de funcionamento da UBSs é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e na sala da vacinação da Praça da Saúde das 8h às 17h30. Aos sábados, a vacinação acontece nas UBS do Lago Azul, Jardim Luciana, Vila Rosalina e Parque Vitória, das 8h às 16h e na sala de vacinas da Praça da Saúde, das 8h às 16h

Confira o endereço das UBSs da cidade:

UBS Dr. Franco da Rocha, Centro

UBS Dr. Leopoldino José dos Passos, Parque Vitória
Rua Luiz Coutinho de Abreu, 551

UBS Adilson Gomes de Sá, Parque Lanel
Avenida sete de setembro, s/n

UBS Afonso Nobre Baia, Lazo Azul
Avenida Tonico Lenci, 2847

UBS Vila Eliza
Rua Ceará, 57 – Vila Eliza

Sarampo

O sarampo é uma doença provocada por um vírus, altamente contagiosa, habitualmente benigna, mas que pode provocar complicações graves. Seu período de incubação vai de 8 a 12 dias, após exposição ao vírus.

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça, dor de garganta, irritação nos olhos, conjuntivite, tosse, perda de apetite, coriza e manchas vermelhas pelo corpo.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior