Vestígios: Casa de Cultura Marielle Franco inaugura exposição que promove resgate da memória afetiva

Vestígios, “uma exposição de objetos que fazem alusão à memória”, essa foi a frase utilizada por Marcos Pamplona, o artista responsável pela nova exposição de arte que chegou à Casa de Cultura Marielle Franco, na última quarta-feira (27).

Professor de arte na rede estadual de ensino e tatuador no Studio 33, Marcos iniciou uma pesquisa no ano de 1998, onde colecionou objetos distintos que resgatam a memória afetiva das pessoas, até expor para os franco-rochenses e região. “Muitos itens foram doados por pessoas que os guardavam em gavetas, pois tinham um significado importante ou uma lembrança de algum momento”, afirmou o artista.

A abertura da nova exposição contou com a presença do artista Marcos Pamplona; do secretário adjunto de Cultura Francisco Thainan; do diretor Adilson Cunha; do deputado estadual Mario Maurici e de visitantes que prestigiaram o evento.

A mostra tem objetivo emocionar de alguma forma as pessoas que entram em contato com a sua arte. Na sala principal da Casa de Cultura, os objetos colecionados pelo artista estão expostos em forma de pintura, desenhos, embalados em sacos plásticos e até de forma interativa.

Uma de suas obras, denominada “As Aranhas da Gaveta”, constitui-se de pequenas gavetas onde vários objetos aleatórios foram guardados no mesmo espaço, como por exemplo lâminas de barbear, boletos, filmes fotográficos, dentre outros.

Micheli Nogueira, é moradora de Franco da Rocha e uma das servidoras que trabalham na casa de cultura. Guiando uma das visitas, ela comentou sobre o que a obra das gavetas despertou em sua mente. “Todos temos alguma gaveta assim em casa, onde colocamos vários objetos e é muito divertido ver que o artista pensou em algo assim”, comentou a guia.

As obras ficarão expostas até o dia 30 deste mês de maio na casa de Cultura Marielle Franco, localizada na rua Dona Amália Sestini, 85 – Cia. Fazenda Belém.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).