Alunos da UNIFAE visitam Complexo Hospitalar do Juquery na véspera dos 124 anos de existência do hospital

Na manhã desta terça-feira (17), universitários dos cursos de enfermagem e psicologia do Centro Universitário das Faculdades Associadas (UNIFAE) de São João da Boa Vista (SP) participaram de uma visita guiada ao Complexo Hospitalar do Juquery e o Museu de Arte Osório César. A visitação é parte da Semana de Cultura e Saúde Mental, organizada pela Secretaria da Educação e Cultura e teve como objetivo contribuir com a formação dos alunos.

Veja fotos da visita.

Os estudantes se encontraram na Arena Ubirajara, próxima ao museu, onde escutaram a história do espaço contada pela psicóloga e assessora de formação do Juquery Maria Elisabeth. Durante a visita externa, o grupo foi acompanhado pela Diretora do Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (CEFLORA) Celi Cristina, e passaram por pontos importantes do Juquery, como a rotunda, e ouviram relatos dos oito pavilhões por onde passaram os “alienados”, como eram chamados os pacientes.

Patrícia Meneguini está no último semestre do curso de psicologia e comentou sobre a importância de aprender sobre a história do Juquery. “Lembro que no início dos meus estudos, assisti a uma reportagem sobre o Complexo que me emocionou muito e agora estou tendo a oportunidade de visitar o lugar”, disse a estudante.

A visita pelo MAOC foi guiada pelos museólogos Elielton Ribeiro e Michelle Louise, além da estagiária Isis Francisca.

A professora de enfermagem e organizadora da excursão Giovanna Jorgetto se emocionou por estar em um lugar tão cheio de histórias. “Eu vejo esses quadros em que os artistas mostram seus pensamentos e perceb seus sentimentos e o sofrimento também. Decidi trazer os meus alunos para observarem o passado e não repetirem os erros cometidos à época”, afirmou a professora.

Os dois últimos pacientes do Juquery foram transferidos em abril do ano passado. De acordo com a equipe do MAOC, o plano é que Franco da Rocha ganhe mais três museus.

Texto e foto: Khananda Beatriz