Servidores da rede municipal de educação participam de palestra sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, junto ao Núcleo de Prevenção e Assistência às Vítimas de Violência (NUPAVV) realizou uma palestra com o tema “A atuação dos órgãos dos sistemas de garantia de direitos e a proteção à criança e adolescentes vítimas de violência” para os coordenadores, gestores de setor, psicólogas e assistentes sociais da rede municipal de educação.

O evento aconteceu no Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha e foi mediada pela gestora do NUPAVV Sandra Regina, pela assistente social Rosa Maria, pela socióloga e coordenadora do Conselho Tutelar Leste Aline Sobral, pelo conselheiro tutelar José Francisco, pela coordenadora do Conselho Tutelar Tatiane Augusta e pelas psicólogas Andrea Cardoso e Rosa Maria.

A psicóloga Leila explicou diferentes situações de abuso, como identificá-las e o que deve ser feito nesses casos. Além disso, a profissional falou sobre a atuação do NUPAVV no município.

A socióloga e conselheira tutelar Aline Sobral explicou aos servidores que grande parte dos problemas que as crianças e os adolescentes levam à escola acontecem dentro do núcleo familiar. “O abuso sexual intrafamiliar está presente em mais de 80% dos casos identificados e, muitas vezes, com medo de que algo aconteça, a criança guarda para si e externaliza essa violência de outras maneiras, seja reproduzindo mais violência, tendo ansiedade ou irritabilidade. É preciso que a gestão escolar esteja atenta”, comentou a socióloga.

Saiba mais sobre o NUPAVV?

O NUPAVV é um serviço da Secretaria de Saúde que tem como objetivo a prevenção, assistência e tratamento dos casos de violência. O núcleo fica na Praça da Saúde, Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro de Franco da Rocha e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Telefone (11) 4800-1939.

O serviço:

Recebe encaminhamentos dos serviços intra e intersetoriais por procura espontânea;
Faz buscas ativas através das notificações, auxiliando e orientando as vítimas que ainda não receberam acompanhamento;
Notifica os casos por demanda espontânea e os casos que ainda não tiverem sido notificados;
Articula os serviços da Rede de Proteção para o atendimento integralizado a pessoa em situação de violência (Exemplos: acompanhamento clínico, ginecológico, social, entre outros);
Oferece acolhimento e acompanhamento psicossocial e atendimento psicológico (em grupo e individual);
Encaminha, se necessário, para outros serviços.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: César Iury