Franco da Rocha celebra Dia Nacional da Luta Antimanicomial com evento no Caps II

O mês de maio é marcado pela Luta Antimanicomial, movimento iniciado da década de 70 pela consolidação dos direitos às pessoas em sofrimento psíquico. A data tem um significado especial para Franco da Rocha, que durante décadas abrigou o maior hospital psiquiátrico do país, o Juquery.

Confira as fotos do evento.

E para celebrar as conquistas no campo da saúde mental e lutar pela permanência do tratamento em liberdade, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, organizou um encontro entre os usuários da rede de assistência psicossocial do município no Centro de Atenção Psicossocial Luiz Marcelo Mazarini Novaes (Caps II).

O evento contou com a presença da diretora de Atenção Especializada Cristiana Correa e de gestores e usuários do Caps Álcool e Drogas, Caps II, Caps Ifantojuvenil, Centro de Convivência e Residências Terapêuticas. Para aquecer a manhã fria da última quarta-feira (18), Dia da Luta Antimanicomial, a educadora física Kemeli Moraes realizou um treino funcional com os usuários, além de roda de música e um delicioso café da manhã em grupo.

De acordo com a psicóloga e Coordenadora da Residência Terapêutica, Elisangela Novais Tavares, a data em que é comemorada a Luta Antimanicomial retrata a importância do cuidado com as pessoas que já sofreram ou sofrem de saúde mental. “É uma forma também de lembrar que não se deve ter preconceito ou isolar uma pessoa com a saúde mental afetada. Essa data marca fortemente a defesa pelo tratamento justo, digno e, principalmente, resgatar e manter a dignidade dessas pessoas”.

Texto e foto: Luana Nascimento