Semana da Dignidade Menstrual é encerrada com intervenção “Não dorme Maria, acorda!” e espetáculo “Cabaré Delas”

No sábado, 28 de maio, é celebrado o Dia da Dignidade Menstrual, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção para um tema importante, a falta do acesso básico à higiene entre pessoas que menstruam, realidade que atinge uma parcela da população que arrisca a saúde pela falta de acesso a itens básicos de higiene, informação e apoio. Veja fotos do evento.

Para marcar essa data, a prefeitura de Franco da Rocha, por meio das Secretarias da Saúde e Assistência Social, organizou a Semana da Dignidade Menstrual para conscientizar a população sobre a importância da promoção de políticas públicas que combatam a pobreza menstrual. Foram organizadas durante a semana nas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ações de coleta de papaniculau, palestras sobre dignidade menstrual, métodos contraceptivos e planejamento familiar. No sábado, foram apresentadas as intervenções “Não dorme Maria, acorda!” e “Cabaré Delas”.

“Não dorme Maria, acorda!”, é uma intervenção repleta de loucura e resistência. Inspiradas na planta Yu- Keri conhecida como “dormideira”, que na região de Franco da Rocha brota às margens do Rio Juquery e na vegetação do Cerrado, a ação encenada pelo grupo “Odisseia das Flores” e pela atriz Ana Moraes aconteceu no calçadão da Casa de Cultura Marielle Franco.

Gritando mensagens de empoderamento, o grupo recitou poesias para representar as mulheres que foram impedidas de se expressar durante anos entregando oralidade e potência na voz, além de flores artesanais para as mulheres franco-rochenses que passavam pelo calçadão.

Mais tarde, o Circo Escola radialista Edgar Cabide foi palco da intervenção “Cabaré Delas” com plateia cheia e a presença dos usuários dos Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Encenado pela Companhia Circense Trupe Trapaceros, o espetáculo é protagonizado por mulheres e concebido por números das mais diversas linguagens circenses. A apresentação conta com música ao vivo e uma narrativa que visita a historia do feminino, sua poesia e suas singularidades. O evento tem como premissa dialogar com a temática da pobreza menstrual em um encontro gestado e parido por artistas circenses, acróbatas, malabaristas, equilibristas, aerelistas, palhaças e musicistas.

Para a enfermeira Gisele Fagundes, essa semana foi uma marco para o município. “Agradeço o empenho de todas as secretarias envolvidas, Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura e o pessoal do TI. As ações nos equipamentos de saúde foram um sucesso, levando informações e orientações para as pessoas. Já a intervenção “Não dorme Maria, acorda!” e o “Cabaré Delas” ajudaram a quebrar tabus que envolvem a menstruação e a dignidade para menstruar”, comentou Gisele.

“Os usuários dos Cras também puderam participar da atividade no circo, receberam transporte gratuito e, no final, ficaram encantados com a apresentação”, destacou a enfermeira.

“Uma Por Todas”

Franco da Rocha tem um programa específico para erradicação da pobreza menstrual, instituído pela Lei Municipal nº 1.555/2021. O “Uma Por Todas” tem como objetivo erradicar a pobreza menstrual do município. Pessoas em situação de vulnerabilidade social recebem kits com absorventes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência da Assistência Social e escolas municipais para meninas de 9 a 10 anos.

Texto e foto: Luana Nascimento