Comitê do Plano Municipal de Controle de Arbovirose define ações de combate ao Aedes Aegypti em Franco da Rocha

Com números da pandemia controlados, após o último pico de casos da Covid-19, a prefeitura iniciou o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes Aegypti por meio do Plano Municipal de Controle de Arbovirose. E já nesta quarta-feira (1), foi realizada na Praça da Saúde a primeira reunião com o comitê do plano para definição das estratégias de combate ao vetor da dengue.

Sem números alarmantes de casos de dengue atualmente em nosso município, o objetivo é prevenir um aumento repentino da doença realizando ações nos bairros prioritários por excedência de suspeitas nas últimas semanas. São esses, Vila Santista, Parque Vitória, Lago Azul, Jardim Luciana, Vila Bela e Jardim Progresso.

Na reunião, foi detalhado o Plano de Contingência da Unidade de Pronto Atendimento (upa 24h), com a gerente técnica de Projetos da Fundação Juquery, Sueli Regina; além de também conhecerem os fluxos da Vigilância Epidemiológica e da Zoonoses, com a gestora da vigilância, Paola Mandri, e a enfermeira Nancy Ferreira, técnica da unidade de zoonoses.

“Precisamos retomar essa pauta dando a devida atenção que ela merece. A dengue ainda está por aí e cabe a nós, como poder público, conscientizar e ajudar a população a combater o mosquito Aedes aegypti. Com cada representante de todas as secretarias, a definição das ações é ainda mais efetiva”, disse a secretária de Saúde, Thaís Marquês.

Entre as ações já confirmadas, estão visitas casa a casa para conscientização da população, Análise de Densidade Larvária (ADL) e operação cata-treco para recolhimento de objetos que os moradores não têm mais interesse, evitando que esses pertences virem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Nos próximos dias serão definidas as datas para as ações em cada bairro prioritário e o Dia D de Combate à Dengue.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).