Alunos da FATEC de Franco da Rocha desenvolvem aplicativo para atendimento de mulheres vítimas de violência

Pela primeira vez Franco da Rocha está sendo berço para o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora que ajudará muitas mulheres. O projeto de tecnologia hackathon “Nosso Olhar” criado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho, abriu portas para que os alunos da FATEC de Franco da Rocha desenvolvam um aplicativo que auxilie no fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência dentro da rede pública, por meio da Patrulha Maria da Penha, programa da Guarda Civil Municipal (GCM) que acompanha mulheres que possuem medida protetiva.

A criação do projeto teve início no último sábado (4), em um evento na FATEC, onde os alunos conheceram os principais pontos do “Nosso Olhar” apresentados pelo diretor da FATEC Paulo Kanayama, pelo diretor de Desenvolvimento Econômico da prefeitura Vagner Pereira, pelo psicólogo e coordenador da FrancoLab’s Heber Farias, pela assessora de empreendedorismo da Escola Técnica Estadual (ETEC) Dr. Emílio Hernandez Aguiar – Centro Paula Souza, Camila Molena, pela diretora da Inova CPS Alessandra Martins e pela assistente social Sandra Regina.

O desafio dos estudantes é desenvolver o protótipo de um sistema de gerenciamento de ocorrências e atendimento à mulher vítima de violência, a partir do aplicativo. Logo após, foi apresentado um mapa para que os alunos montassem grupos e começassem a pensar na montagem de personas, ou seja, as futuras usuárias que utilizarão o software. Depois desse processo, eles tralharão no desenvolvimento e apresentação de venda do produto.

Desta forma, a “Nosso Olhar” visa o atendimento de mulheres vítima de violência, além de oferecer a oportunidade de romper esse ciclo por meio do empoderamento a partir da independência financeira, junto a todo cuidado integral necessário, com a oferta de cursos de capacitação e vagas de emprego por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

“Este é um projeto que abre espaço, não apenas para a criação de algo tecnológico, mas que pode mudar a vida de muitas pessoas, é importante que os estudantes façam parte disso”, comentou o coordenador Heber Farias durante a apresentação.

Neste momento, o projeto está em análise das empresas investidoras e depois entrará na etapa de programação. Com as parcerias de universidade de tecnologia e empresas investidoras, o projeto unificará a rede de atendimento a mulher vítima de violência por meio de um software, articulando toda rede como delegacias, UPA, rede de assistência social, entre outros.

O que é um hackathon?

O termo hackathon é uma junção de duas palavras em inglês “hack”, que, nesse caso, quer dizer programar, e “marathon”, que é maratona. Ou seja, é uma maratona de programação ou maratona de desenvolvimento, que reúne profissionais de diferentes áreas. Os participantes são divididos em equipes e recebem orientações sobre o problema que devem solucionar, podendo ser a criação de um produto ou serviço.

Texto e foto: Khananda Beatriz