Clube do livro: Emeb Paulo Freire recebe escritora Amara Hartmann para bate-papo com alunos

Viajar sem sair do lugar, aprender o novo e conhecer novas histórias. A leitura tem inúmeros benefícios para as crianças, e tê-la como hábito é uma importante ferramenta de aprendizado. Pensando nisso, a Emeb Paulo Freire, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, recebeu na última quinta-feira (9), a escritora Amara Hartmann, autora do livro “Maria e as Doze Flores”, que tem como cenário o maior símbolo de Franco da Rocha, o Complexo Hospitalar do Juquery.

Confira fotos do encontro.

Entre os turnos da manhã e tarde, 280 crianças participaram do encontro com a escritora, que ocorreu em uma das edições do Clube do Livro, projeto criado pela Secretaria da Educação para incentivar a leitura. No bate-papo, elas fizeram diversas perguntas a escritora, receberam autógrafos e descobriram que o mundo das letras pode estar bem mais próximo do que imaginam.

Em “Maria e as Doze Flores”, Amara conta a história da pequena Maria, que frequentava o Hospital Psiquiátrico do Juquery com sua mãe, Dora. A personagem permanecia na creche, enquanto a mãe trabalhava no hospital. No entanto, Maria sentia muito medo dos pacientes, mas com uma dose de coragem e uma pitada de empatia, ela descobre nas flores o poder do carinho pelo próximo. A trajetória da protagonista do livro é inspirada na vida da mãe de Amara, Lélia Hartmann, que estudou na creche do Juquery e acompanhava sua mãe, que à época trabalhou como enfermeira no hospital. Clique para saber mais.

Todas as escolas da rede municipal receberam um exemplar do livro, e na Emeb Paulo Freire, a obra foi trabalhada em sala de aula pela professora Vanessa Cristina Zapala, que conta que a maioria das crianças não conhecia o Juquery e passou a se interessar pela história do complexo hospitalar após a leitura com os colegas.

“Hoje, as crianças conhecem o parque municipal como principal referência da cidade, mas seus pais e avós têm essa mesma visão do Juquery. É muito importante que os pequenos também conheçam o berço da nossa cidade e a importância que ele tem para os franco-rochenses”, disse a professora.

Segundo Amara, a experiência de estar pertinho dos alunos e receber o retorno da turma sobre seu livro tem sido muito positiva. “As crianças são incríveis, perguntam sobre tudo, observam os detalhes do livro, a escolha de cores da ilustração. Recebi muito carinho desses pequenos”, detalha.

Sobre a escolha do tema para escrever seu primeiro livro, a escritora conta que na infância não tive ninguém que lhe ensinasse sobre o Juquery. “Eu não aprendi sobre o Juquery na escola e essa foi a minha motivação para escrever o livro, para que as crianças daqui conheçam essa história. O Juquery é a identidade da cidade de Franco da Rocha”, explicou a escritora.

Além do livro, a autora também disponibilizou no YouTube dois vídeos com técnicas de escrita criativa e a contação da história de “Maria e as Doze Flores”. O material pode ser trabalhado em sala de aula como incentivo para os alunos criarem suas próprias histórias. Confira o link:

MARIA E AS DOZE FLORES | Aula de Escrita Criativa – https://www.youtube.com/watch?v=vjwnKuemy28

MARIA E AS DOZE FLORES | Contação de História – https://www.youtube.com/watch?v=eQ3tei02TY8

Texto e foto: Luana Nascimento