Em audiência pública de prestação de contas, prefeitura de Franco da Rocha anuncia renovação de auxílios aos moradores afetados pela enchente do início do ano

Em audiência pública de prestação de contas realizada na última quarta-feira (15), na Emeb Maria Aguilar Hernandez, a Prefeitura de Franco da Rocha anunciou a renovação dos auxílios aos moradores atingidos pela enchente do início do ano, que causou o deslizamento da rua São Carlos, no Parque Paulista. Durante a plenária, que reuniu cerca de 100 moradores, foram apresentadas as ações efetivadas durante o ano e os projetos para o futuro.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Nivaldo; vereadores do município; o chefe de gabinete Marcus Brandino; a secretária de Habitação e Regularização Fundiária Ana Carolina Alencar; o secretário de Licenciamento e Planejamento Urbano Eduardo Martins e as equipes da Defesa Civil e Habitação.

Ao longo da reunião, os moradores tiveram microfone aberto para participar e tirar dúvidas sobre o processo de recuperação e restabelecimento da normalidade na região do Parque Paulista. Todas os questionamentos foram respondidos com o auxílio d equipe técnica da prefeitura.

Dr. Nivaldo anunciou que o Auxílio Moradia Emergencial (AME), essencial para o acolhimento das famílias atingidas até que haja uma solução de moradia definitiva, já foi pago por seis meses e será renovado por mais seis. O cronograma para solicitação da renovação seguirá a ordem do mês em que os moradores começaram a receber o benefício, ou seja, quem recebeu a primeira parcela em fevereiro terá de 01/06 a 15/07 para agendar a solicitação de renovação, conforme calendário abaixo:

– Primeira parcela paga fevereiro – prazo de agendamento para renovação de 01/06 a 15/07
– Primeira parcela paga em março – prazo de agendamento para renovação de 16/07 a 15/08
– Primeira parcela paga em abril – prazo de agendamento para renovação de 16/08 a 15/09
– Primeira parcela paga em maio – prazo de agendamento para renovação de 16/09 a 15/10

O agendamento para atendimento é feito pelo site da prefeitura pelo link do Franco sem Fila.

Outros benefícios

O Força Franco, programa de auxílio financeiro emergencial voltado a famílias que tiveram imóveis interditados ou atingidos pelas chuvas, será renovado por mais três meses e terá um novo período de inscrição para quem ainda não se cadastrou. Os munícipes que se enquadram nos requisitos do programa e ainda não estão cadastrados, também podem realizar a inscrição até o dia 30 de junho. A solicitação pode ser feita em qualquer unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Além disso, a prefeitura também divulgou um novo prazo para solicitação de isenção de IPTU para quem teve perdas devido à enchente. A solicitação deve ser feita até o dia 30 de junho, se segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Paço Municipal, localizado na av. Liberdade, 250 – Centro.

Projetos

Durante a audiência pública, ainda foi anunciado que a prefeitura planeja a construção de um muro de contenção na rua São Carlos, onde houve o deslizamento de terra. A obra trará maior estabilidade ao local e poderá viabilizar a reconstrução de moradias.

Também já está em projeto um plano de moradia definitiva para as famílias atingidas pelo deslizamento, no qual 70 famílias serão atendidas em unidades habitacionais e outras 110 receberão suporte via Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) com acompanhamento técnico para reconstrução de residências na rua São Carlos.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).