Adolescentes despertam habilidades vocacionais na área da gastronomia com o Programa Franco Jovem

O Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional está promovendo o programa Franco Jovem no mundo da gastronmia. O curso, que visa qualificar e capacitar jovens e adolescentes na área gastronômica, é realizado pela Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Assistência Social, em parceria com o Fumcad (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) e a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social do Estado de São Paulo). Confira fotos do curso.

Voltado aos franco-rochenses de baixa renda e/ou em estado de vulnerabilidade social atendidos pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), o curso oferece conhecimento gastronômico e oportunidade de geração de renda.

O projeto tem duração de três meses e é composto por duas turmas com 25 alunos, que contam com materiais e apostilas fornecidas gratuitamente pela Prefeitura, no qual, dependendo da situação, é oferecido também vale transporte.

Cheios de energia, os alunos aprendem, em média de quatro a seis pratos por aula, podendo ainda trazer suas ideias e sugestões de prato, assim como, temperos e especiarias que, orientados pela professora, são encontrados dentro de casa, como alecrim, folha de louro, hortelã, tomilho e entre outros.

A aluna Natália Alves, de 15 anos, mora no Lago Azul, e diz que se identificou com a gastronomia logo que recebeu o convite do Cras para realizar o curso. “Está sendo uma experiência muito boa, gosto de cortar legumes e aprender a fazer pratos grandes, como lasanha e ratatouille”. Animada, Natália acrescenta ainda que pretende futuramente se especializar na área de salgados.

Segundo a gestora do Centro Solidário, Regiane da Conceição, o curso é dividido módulos que envolvem teoria, prática e conhecimento sobre empreendedorismo, no qual os alunos também são contemplados com excursões e passeios, como a Expedição do Saber. “Neste sábado, por exemplo, eles vão para o Mercadão de São Paulo para conhecer novos temperos e outros processos de alimentação”.

No final do curso, será realizada uma avaliação em que os alunos deverão montar um prato, desde a sua execução até a finalização, e logo após, terão a cerimônia de formatura e receberão certificados.

Além deste curso, são oferecidas formações na área de beleza; artes (costura, design ou artesanato); serviços; tecnologia da informação e lavagem de veículos, que é direcionado às pessoas em situação de rua.

Texto: Amanda Iglesias – Foto: Orlando Junior