Prefeitura promove 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) para os servidores do município

A prefeitura, por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho junto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Escola de Governo, está realizando a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Veja fotos do evento.

O evento ocorre no Paço Municipal Prefeito Dito Hernandez e tem o objetivo de promover a conscientização dos servidores públicos sobre a prevenção de acidentes e qualidade de vida dentro e fora do trabalho. Os temas das palestras envolvem segurança no trabalho; primeiros socorros; criatividade; sociabilidade; saúde da mulher, entre outros assuntos relacionados ao bem-estar dos colaboradores.

Nesta segunda-feira (11), primeiro dia de Sipat, a temática abordada foi “Segurança como um estilo de vida e ansiedade no trabalho”. De início, as equipes de Segurança do Trabalho e Defesa Civil realizaram dinâmicas para reforçar a importância das medidas de segurança, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e segurança coletiva. Ao longo das atividades, também foi servido um café para os trabalhadores.

Durante as palestras, para abordar a segurança como um estilo de vida, o técnico de segurança do trabalho, Guilherme Corrêa citou os principais focos de proteção em casa, no trânsito, no trabalho, de maneiras pessoal, patrimonial e financeiro, e também explicou aos trabalhadores que as principais formas de proteção começam em casa. Rodrigo Magalhães, também técnico de segurança do trabalho, apresentou as principais ideias da Cipa e sua função, deixando uma mensagem ao público que dizia “Eu cuido de mim, cuido de você e cuidamos um dos outros”.

Encerrando o primeiro dia de Sipat, a psicóloga da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho, Aline Freitas explicou a diferença entre ansiedade e estresse no ambiente de trabalho e incluiu no evento uma técnica de meditação conhecida como mindfulness, que significa ‘atenção plena’ e se resume na prática de se concentrar completamente no presente, ajudando na prevenção da ansiedade.

A SIPAT continuará ao longo da semana com a seguinte programação:

13/07/2022 (quarta-feira) 13h30

Sessão pipoca: Filme – Horizonte Profundo (conheça a história de sobrevivência e valor de 126 trabalhadores presos durante uma explosão em uma plataforma de extração de petróleo no Golfo do México).

– 14/07/2022 (quinta-feira)

9h30 – Tema: Criatividade, Sociabilidade e Equilíbrio Profissional, apresentado pelo palestrante Jaques Grinberg (conhecido nacionalmente por diversos artigos e matérias publicados nos principais jornais do país, rádios e TV).

13h30 – Tema: CÁ entre NÓS – Saúde da Mulher, apresentado pelo Dr. Francisco Anello, médico ginecologista e obstetra pós-graduado em Sexualidade Humana (Parceria Bayer)

– 15/07/2022 (sexta-feira) 13h30

Tema: Vícios e Consequências, apresentado por Elaina Silva, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior