Prevenção ambiental: Equipe do Parque Estadual do Juquery realiza ação no Parque Benedito Bueno de Morais

Nesta quarta-feira (20), a Coordenação do Parque Estadual do Juquery (PEJy), em parceria com a Prefeitura de Franco da Rocha, realizou no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais uma ação de educação ambiental sobre o último remanescente de Cerrado preservado da Região Metropolitana do Estado de São Paulo.

Veja fotos do evento.

Localizado próximo a arquibancada do parque municipal, o stand da equipe PEJy e dos bombeiros florestais contou com uma exposição de materiais da Unidade de Conservação, panfletagem sobre a Operação Corta Fogo, recuperação do cerrado depois do último grande incêndio de 2021 e o trabalho de prevenção.

Anderson Rodrigues, chefe da brigada e monitor ambiental do PEJy, explicou a importância da conscientização da população na luta pela preservação do parque e contra novos incêndios.

“São diversos fatores que podem resultar em um novo incêndio no parque e, além do tempo seco, a ação irresponsável de qualquer cidadão pode colaborar para isso com a soltura ilegal de balões, fogueiras em lugares inapropriados, descarte incorreto de bitucas de cigarro, entre outras razões. Dito isso, estamos aqui para ajudar a população a entender, conhecer e proteger essa riqueza que temos no quintal de casa”, detalhou.

Essa atividade faz parte das ações da coordenação do PEJy com o objetivo de combater e monitorar a ocorrência de incêndios florestais/campestres durante a estiagem de 2022 onde, aliás, nossa região já soma 40 dias sem chuvas ligando o alerta para risco máximo de incêndio.

Nesta quinta-feira, das 9h às 12h, o stand estará na Praça Caieiras atendendo os munícipes.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior