Marca Cultural: Festival de Inverno de Franco da Rocha é aberto com dança, exposição de artes e muita música

Após dois anos de muita espera devido à pandemia, foi iniciada mais uma edição do tradicional Festival de Inverno de Franco da Rocha. Com um longo calendário de atrações culturais no mês de agosto, foram diversas atividades e apresentações espalhadas nos principais polos culturais da cidade no último final de semana.

Esquentando os motores para a agenda recheada do sábado (6) e o domingo (7), já na manhã fria da última sexta-feira (5), aconteceu a saída 77ª Romaria à Bom Jesus de Pirapora. Na noite do mesmo dia, foi a vez da abertura da exposição “Entre Auroras, Mulheres e Franco da Rocha” na Casa de Cultura Marielle Franco, onde ficará até 31 de agosto. Veja fotos da abertura.

Na exibição, que explora os talentos das mulheres franco-rochenses, as artistas Cris Proença, Marilia Mabilia, Fátima Araújo e Samara Satiko retratam a história de Franco da Rocha e suas técnicas por meio da arte têxtil, artesanato, desenho e pintura.

O secretário Adjunto de Cultura, Adílson Cunha, aproveitou a abertura da exposição para falar sobre o intenso trabalho de preparação do Festival de Inverno para entregar uma edição gigantesca depois muita espera. “São muitas pessoas que trabalham por trás da organização Festival de Inverno com uma dedicação enorme. A espera não foi à toa, vamos entregar um lindo evento à altura de Franco da Rocha”.

Simultaneamente, ali perto rolava mais um Sarau Estação Poesia, do Coletivo 7 na Linha, na Praça das Artes Kléia Alves. Dezenas de artistas e munícipes tomavam conta do microfone para transmitir seus sentimentos mais profundos em forma de música, poesias e crônicas. Por lá, também aconteceu o lançamento do livro “Estratosférica”, da poeta e escritora franco-rochense Lua Souza. Confira imagens do sarau.

O primeiro fim de semana do Festival de Inverno

No sábado (6), os coletes de couro, rodas de bate-cabeça e muito rock ‘n’ roll invadiram a Arena Ubirajara Ferreira Braga, em mais uma edição do “Ensaie no Parque”. Operador, Rodolfos e V8 foram as três bandas responsáveis pela grande festa com dezenas de fãs do estilo musical. O projeto “Ensaie no Parque” tem como objetivo incentivar e apoiar os artistas locais, fazendo da atividade uma oportunidade para a divulgação dos trabalhos das bandas da cidade para a população franco-rochense. Acesse as fotos.

Já no domingo (7), tivemos três atrações da programação, começando pelo Franco RPG, para iniciantes e veteranos, na Casa de Cultura Marielle Franco. O RPG (Role-Playing Game) é um estilo de jogo em que, a partir de um tema, os jogadores interpretam seus personagens com um mestre destinado a conduzir o jogo e a história. Confira as fotos do evento.

Para quem terminasse o jogo e quisesse ainda mais entretenimento, tinha como opção de ir até o Circo Escola para curtir mais duas apresentações da grade do festival. Na parte da tarde, foi a vez dos bonecos do Circo Grandevo, do Teatro Pequeno Mundo, encantarem o respeitável público. A magia da apresentação esteve nas mãos dos artistas circenses Fabiana Vasconcelos Barbosa e Fábio Retti, que controlaram as marionetes que abordaram o tema “envelhecer” com muita descontração. Veja imagens.

Por fim, encerrando a programação do fim de semana, foi a vez do grupo Infinity Move Crew e seus convidados entregarem 12 apresentações que fizeram a lona do circo tremer. Dança do ventre, street dance, dança contemporânea e jazz foram os estilos escolhidos para comemorar os 15 anos do grupo Infinity.

“Comemorar nosso aniversário em um lugar tão simbólico como o circo e amigo especiais é a melhor forma de fazer parte do Festival de Inverno. Muitas pessoas passaram pela formação do nosso grupo e ter parte delas aqui, nos prestigiando, é fundamental para seguirmos levando a nossa dança para Franco da Rocha”, disse o professor e fundador da Infinity Move Crew, Will Bento. Confira as fotos do evento.

Clique aqui para acessar a programação completa do Festival de Inverno que seguirá até o dia 31 de agosto.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos