Festival de Inverno 2022: final de semana de Dia dos Pais conta com diversas apresentações artísticas pelo Parque Municipal Benedito Bueno de Morais

No último final de semana, Franco da Rocha recebeu mais quatro atrações culturais no Festival de Inverno, com realização da Secretaria Adjunta Cultura. As apresentações aconteceram no Circo Escola Edgar Cabide Grecco e no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais com muita música, contação de histórias e uma peça de teatro.

Na tarde ensolarada do último sábado (13) o artista franco-rochense, André Arruda, foi a voz da contação de história no Circo Escola trazendo o conto “O Pássaro de Fogo e Vassilissa-Filha-de-Rei”, que abre espaço para uma reflexão sobre a época do Romantismo e os contos de fadas russos que são cheios de heroísmo. Além dessa história, André também narrou a “A Esbofetada” uma crônica tradicional do Senegal que apresenta fatos e consequências de um certo país onde um tirano chega ao poder, como a população descobre e tenta enfrentá-lo.Veja aqui as fotos da contação.

Ao anoitecer, quem estava sentindo falta dos acordes de viola caipira, pôde apreciar o Show Orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha e Ranulfo Faria, que também foi apresentado na lona de circo. Músicas como “As Andorinhas” do conjunto sertanejo Trio Parada Dura, e “Chico Mineiro” de Tonico e Tinoco emocionaram a plateia. Veja aqui as fotos da violada.

Os alunos de viola são ensaiados por Pedro Belasco, que é maestro e professor de viola caipira na cidade. O grupo também se apresenta em vários eventos de música, um deles é O Circuito Autoral das Violas Brasileiras que dá a oportunidade de grandes grupos de viola apresentarem seus trabalhos por todo o país.

E o final de semana cultural não acabou por aí

No último domingo (14) de Dia dos Pais, a diversão foi garantida. O parque Municipal Benedito Bueno de Morais, recebeu o grupo teatral do Espaço Conpoema, uma companhia artística da Região.

Os artistas apresentaram ao público a peça “Os Brincantes Ambulantes” que estreou no ano de 2016. Essa história possui três personagens criados do hibridismo, ou seja, sujeitos nada convencionais que interagem com o público e percorrem as ruas e espaços culturais com uma intervenção cênico-poética. Eles apresentam de maneira lúdica obras de poetas renomados da literatura nacional, criações de poetas locais e autorias do próprio grupo. Veja aqui as fotos da apresentação.

Se em um dia pôde-se apreciar a viola caipira, no outro, de uma maneira eclética, foi a vez do grupo “Samba dos Amigos” apresentar um som contagiante ao público. O samba da década de 90, mais conhecido como samba-raiz esteve em evidência no evento. Músicas de sucesso de grupos como Fundo de Quintal, Art Popular, Negritude Jr e Só pra Contrariar, entre outros foram apresentados, além de grupos dos anos 2000. Veja aqui as fotos do samba.

Clique aqui para acessar a programação completa do Festival de Inverno que seguirá até o dia 31 de agosto.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Cesar Iury