Festival de inverno 2022 promove Sarau cultural no Assentamento Tomaz Baldoíno

A Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, realizou na última quinta (25) mais uma atividade cultural do Festival de Inverno 2022, agora no Assentamento Tomaz Baldoíno. No dia, foi realizado o Sarau: Cultura e Cia, em um formato de uma roda de ciranda festiva envolvida com música, dança e muita interação dos moradores locais.

A fim de levar arte e cultura, que se uniram de uma forma muito especial no Assentamento, o Sarau foi também uma forma de acolhimento e integração social para as pessoas ali se conhecerem e se aproximarem mais, além de realizarem troca de ideias e até atividades pedagógicas como leitura de poemas e poesias.

O artista José Pedro se encantou pelo local e o carisma, humildade e a simplicidade das pessoas que lá frequentam. Colaborando com sua experiência musical, durante o Sarau ele dividiu alegremente o seu violão com as pessoas que queriam tocar e cantar também.

“Para mim é muito gratificante, faço questão de aceitar o convite para vir tocar aqui. Eu vejo a carência e a distância de ouvir esses tipos de música. A música que eu proponho, por exemplo, é para eles saberem que a música não é só o que está tocando nos rádios e na internet, tem muitas letras bonitas por ai”, afirmou José Pedro.

Para o morador Mauro Evangelista, agricultor, morador e um dos lideres do Assentamento, antes da pandemia o bairro estava sem contato social e sem muita atividade cultural, e agora, o local está recebendo muito acolhimento e atividades com interações diversificadas para todos. “Precisamos muito disso, precisamos também nos divertir e ter esse contato através da música e da cultura com as outras famílias e pessoas, é superimportante e muito bom pra gente que trabalha no campo”, disse Mauro.

Clique aqui e veja a programação completa do Festival de Inverno 2022.

Texto e foto: Amanda Iglesias