Festival de Inverno: Franco da Rocha recebe Tulipa Ruiz no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais

O último sábado (27) teve um toque especial no Festival de Inverno de Franco da Rocha que trouxe para o Parque Benedito Bueno de Morais o show de uma das artistas destaques da Nova MPB, Tulipa Ruiz. Veja fotos do evento.

Tulipa é uma cantora paulista, vencedora de um grammy latino e que já cantou e encantou em diversos festivais de música pelo mundo. Já era noite quando a artista e o seu irmão, Gustavo Ruiz (violonista), subiram ao palco e fizeram os fãs delirarem ao ouvirem os sucessos de “Dois Cafés”, “Efêmera”, “Só Sei Dançar com Você”, entre outros. Durante o show, a cantora também desceu no meio do público e recebeu muito carinho.

A dupla que nunca tinha vindo à cidade, se encantou, não apenas pela energia do público durante o show, mas também pela história local. Minutos antes de entrar ao palco, Gustavo ouviu o apresentador do show, Ednaldo Carmo, contar algumas histórias de pessoas que viveram no antigo Hospital Psiquiátrico do Juqueri, o que surpreendeu o violonista.

“Quando a minha mãe soube que viríamos para Franco da Rocha, pediu empolgada para que eu perguntasse a respeito do funcionamento do hospital por ser algo que ela sempre ouviu falar, mas eu não sabia que já havia sido desligado e nem que toda a cidade vivia em torno de algo histórico e tão importante para a psiquiatria”, disse o músico.

Após o show, emocionada, Tulipa Ruiz abriu as portas do seu camarim para os fãs tirarem fotos e, agradecida, falou sobre o momento.

“Foi muito especial, a galera estava muito dentro, muito junta. Estamos voltando agora com os shows e quando terminamos um show satisfeitos é porque recebemos um carinho especial do público”, ressaltou Tulipa

No próximo mês, Tulipa Ruiz lançará o seu novo álbum e a estreia acontecerá no Sesc Pinheiros.

“Poeta chegou? Tá na roça!”

A tarde de sábado foi cheia de poesia em frente à Casa de Cultura Marielle Franco. Artistas locais e da cidade de São Paulo se reuniram para participar do “Slam da Roça”, projeto realizado em uma parceria da Prefeitura com o coletivo Conpoema.

Quatro franco-rochenses se inscreveram para a atividade, sendo eles, Gilberto Araújo, Izaú Márcio, André Arruda e Erineide Oliveira que falaram sobre amores, alegrias, tristezas e muito mais. “Poeta chegou? Tá na roça!”, era o que a plateia dizia antes do poeta recitar um poema. Erineide se destacou com o poema do seu livro “Vozes Escutadas” que relata o dia a dia de mulheres guerreiras.

No evento, o escritor paulistano, Arce Correia, foi convidado para compartilhar alguns poemas do seu livro: “A linhavo de Lírios e Aço Cenas” que também foi lançado no evento.

“É um livro para ser lido em voz alta, meus poemas mostram a vida como ela é, e também revela traços da negritude”, comentou o artista.

Texto e fotos: Khananda Beatriz