Casa de Cultura Marielle Franco recebe duas manifestações artísticas no festival de artes “Soy Loco Por Ti Juquery”

Para preservar a história da cidade de Franco da Rocha, na última sexta-feira (9), a Casa de Cultura “Marielle Franco” recebeu duas importantes manifestações artísticas em seus espaços, uma exposição das pinturas do artista, Antônio Rosas Satílio e a Jardineira do Juquery, veículo que durante décadas transportou os pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery até o centro da cidade.

As duas manifestações pertencem ao festival de artes “Soy Loco Por Ti Juquery”, evento que sempre acontece no mês de setembro e que é realizado por meio da Secretaria de Educação e Cultura, junto ao grupo artístico paulista “Trapézio”.

Antônio Rosas Satílio, mais conhecido como Satílio, é artista, bauruense e ex-paciente do antigo Hospital Psiquiátrico do Juquery. Nascido em 1963, o artista que pinta desde a sua adolescência, passou por momentos difíceis em sua vida que trouxeram um quadro de esquizofrenia. Percebendo a gravidade da situação na época, Satílio busca ajuda passando longos anos de tratamento em Franco da Rocha.

Para pintar os seus quadros, o artista se inspira no movimento artístico de sua época, o Realismo, e busca transmitir experiências de sua própria vida, como ele mesmo disse em uma entrevista à imprensa da Prefeitura de Franco da Rocha, no ano de 2019:

“Quero concentrar a minha vida na arte e no que isso proporciona, gosto de transmitir o que sinto”, disse o pintor. E seus quadros seguem apresentando este conceito.
Hoje, Satílio vive na Residência Terapêutica do município, e é atendido pelo Centro de Atenção Psicossocial Luiz Marcelo Mazarini Novaes (CAPS II).

Jardineira do Juquery

Saindo de frente à Casa de Cultura, o micro-ônibus, mais conhecido como a “Jardineira do Juquery”, parte em uma viagem com destino ao Complexo Hospitalar, com 20 passageiros e cinco atores do Centro Cultural que fazem os papéis de idosos e antigos moradores de Franco da Rocha.

Durante a viagem, os personagens vão despertando as memórias dos passageiros, lembram-se da própria Casa de Cultura (antiga biblioteca) e por cada canto onde passam, como a Praça dos Gnomos; a antiga fábrica de linhas Vera Cruz; o viaduto Prefeito Donald Savazoni; a Cruz do Raul e muito mais.

“Moro há mais de 50 anos em Franco da Rocha, peguei a época na qual os pacientes ainda viviam por aqui. Amei a Jardineira, vieram várias lembranças boas em minha mente, principalmente as que passei com a minha família”, disse Maria Olinda, passageira da viagem.

Chegando ao local de destino, os passageiros são recebidos pela psicóloga e assessora de formação, Maria Elisabete. para uma visita guiada, em pontos importantes, dentro do Complexo Hospitalar do Juquery. Entre os lugares visitados estavam a rotunda, os corredores dos antigos pavilhões femininos e masculinos, o Jardim do Relógio e o jardim em frente ao prédio administrativo que passou por um incêndio no ano de 2005.

“É muito importante preservar a história deste local. Hoje, o Juquery possui outro valor, voltado às ações culturais e pretendemos entregar as pessoas um espaço cheio de história e de alegria”, afirmou o secretário adjunto de cultura, Adilson Cunha, o Chiquinho.

Texto e Foto: Khananda Beatriz