Vem pro Parque: edição garante cultura, lazer e saúde com múltiplas atividades para toda população

No último final de semana, 25, mais uma vez, o Parque “Benedito Bueno de Morais” foi palco para diversas atividades esportivas, culturais, lazer e saúde, o que levou vários munícipes a saírem de suas casas.

De forma gratuita, a Prefeitura promove diversos serviços de saúde e atendimento social para o bem-estar de toda população, como; vacinações contra a covid-19 e poliomielite, vacinação antirrábica, coleta de Papanicolau e corte de cabelos em parceria com o Instituto Embeleze, além da realização de acupuntura, que foi realizada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.

Quem aproveitou muito foi a criançada, que teve a disposição pipoca, algodão-doce, escorregador gigante com escaladas, espaço brinquedoteca, espaço para recreação, espaço para gincanas, oficinas de fantoche, colunaria e suculentas. Tudo totalmente gratuito!

Carlos Alberto Rodrigues, veio de Mogi das cruzes prestigiar o evento e conhecer o parque através de seus amigos e achou a iniciativa da Prefeitura maravilhosa, pois em sua infância não teve acesso a eventos como este, e ainda contou que ficou admirado pelas atrações e tamanho do Parque.

“Parece que não, mas com o tempo, a cidade vai colher um belo resultado, porque na minha época de infância não tinha isso. Então, quando você tem uma iniciativa como essa é admirável, pois você vê que a cidade está cuidando do seu próprio futuro, que são as crianças. E dando um futuro melhor para as crianças, você vai ter uma cidade muito mais limpa, muito mais organizada e muito mais saudável. Fora que isso acaba virando um ponto turístico também”, concluiu Carlos Alberto.

Caminhada pelo Juquery

Com o tema desta edição voltado para o Setembro Amarelo e a Primavera, logo pela manhã, aconteceu uma caminhada orientada pelo Juquery, que reuniu cerda de 25 pessoas. E em seguida a zumba, que agitou a todos com muita energia e disposição.

Na caminhada, o Instrutor e Técnico Esportivo, Jaílson Araújo dos Anjos, realizou uma preparação física com os participantes e conversou sobre a importância da prática de exercícios físicos para a produção dos hormônios do bem-estar, como a endorfina a serotonina. Já durante a caminhada no parque do Juquery, Jaílson fez um dialogo em relação ao valor da preservação e zelo com o parque contando sua história e características.

Para gastar bastante energia, a caminhada teve dois percursos, o primeiro de 2 km (totalizando 4 km ida e volta), saindo do Parque Benedito Bueno de Morais e seguindo depois para a trilha do Juquery das colônias e Pedra do Urubu. Já o segundo percurso, seguiu em frente pela trilha do Moinho, sendo o mais longo, de 3,6 km (totalizando 7,2 km ida e volta).

Projeto Kombosas

Durante o dia, o projeto Grafite Kombosas do artista e arte-educador Donizete de Souza lima, mais conhecido como Bonga Mac, chamou muita atenção do público ao realizar o grafite ao vivo em uma Kombi Home (veículo adaptado para moradia) e uma Kombi da Prefeitura, com desenhos que impressionam pelos detalhes.

Iniciado no período da pandemia do covid-19, projeto de Bonga Mac consiste em ressignificar Peruas Kombi por meio de interversão artística social, no qual ele realiza a troca de sua pintura por doações de cestas básicas, onde entrega as pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objeto dele é alcançar o recorde 50 kombis pintadas a fim de tornar seu trabalho em uma grande ação de interversão sociocultural.

“É um dos maiores projetos da minha carreira, pois você agregar o seu trabalho a uma ação que você possa fortalecer a possibilidade de ajudar as pessoas é gratificante, me sinto realizado”, relatou Bonga Mac.

Nos Jardins de Van Gogh e Frida Kahlo

Realizada pela Secretaria Ajunta de Cultura, a performance itinerante apresentada pelos atores, Edmar Almeida e Nicole Barros, acompanhados por dois músicos eruditos, Daniel Ribeiro e Josué Rodrigues, chamou atenção do público ao trazer a representação dos artistas Van Gogh e Frida Kahlo ao mês do setembro amarelo, pois ambos foram grandes artistas que sofreram com sua saúde mental, como a depressão e falta de reconhecimento social.

A performance teve várias estações de parada pelo parque, onde cada uma, foi apresentada em uma ação dos atores com elementos artísticos que lembrassem o trabalho e a vida Van Gogh e Frida Kahlo.

Durante a ação, os atores interagiam com o publico com suas palhetas de tinta e pincel, dois quadros famosos dos artistas, um girassol representando um dos elementos de Van Gogh, assim como uma sharpe vermelha representando o de Frida Kahlo, e as fitas de ginástica artística, tudo fazendo com que as pessoas parassem e apreciassem a performance apresentada.

“Quando a gente pensa nessa questão do outro, da multiplicação isso move a arte local, a cultura local. E trazer essa performance num evento que tem esse acesso gratuito a todos isso é muito importante, ainda mais com a temática do setembro amarelo”, disse Edmar Almeida.

Apresentações Musicais

O domingo também foi recheado de apresentações musicais de vários estilos, indo desde o rap, pagode, samba, rock até eletrônica. A Banda Marcial de Mairiporã “Tia Emília”, veio se apresentar em frente ao palco em frente ao ginásio, e conquistou o público que acompanhou a exibição em que foi misturada de acrobacias, danças e interpretações musicais populares.

Muitos músicos e artistas locais tiveram a oportunidade de se apresentar no Vem Pro Parque, ainda mais na Arena Ubijara Ferreira, palco localizado ao lado do museu. Foi o caso da cantora de rap, Chai Odisseiana, que parabenizou o trabalho da Prefeitura pelo espaço concedido a artistas da cidade.
“Pra mim foi muito importante essa mobilização de chamar os artistas da quebrada para estarem presente em um evento de grande proporção de público porque o mais difícil é trazer público pros eventos que fazemos, porque a gente canta rap, um segmento que ainda sofre muito preconceito. Então eu me senti realizada porque pude mostrar o meu trabalho e minha música”, disse a cantora.

“Satisfação imensa. É sempre uma honra pra gente cantar e se apresentar na cidade que moramos. Pra gente é gratificante porque a muitos anos atrás a gente queria ter essa porta aberta pro rip hop e pro rap, chegar e se apresentar, mas não tinha. Então é gratificante e uma honra a cidade trazer essa representatividade abrir essas portas pra gente e outros artistas locais”, relatou o cantor e compositor do grupo Legitima Função, Grilão o Bravo, que chegou a se apresentar com seus dois filhos pequenos, que deram um show de talento no palco.

As crianças também não ficaram de fora, ao final da edição, a Patrulha Canina chegou para ensinar a criançada sobre reciclagem e o cuidado e respeito com o meio ambiente.

Texto e Foto: Amanda Iglesias.


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).