Prefeitura realiza plantio de mudas de árvores no Residencial Polônia

Os moradores do Residencial Polônia, localizado no Jardim dos Bandeirantes, receberam cerca de 70 mudas de árvores nesta quinta-feira (6), em uma ação de educação ambiental e plantio social, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação em conjunto com a Diretoria de Meio Ambiente. Veja fotos da ação.

Em um dia ensolarado, crianças e adultos colocaram a mão na terra e se divertiram em contato com a natureza. Acompanhados pelo biólogo Vinícius da Silva, eles aprenderam sobre a preservação do meio ambiente e as espécies das árvores plantadas, além do cuidado de que elas necessitam.

As mudas das árvores plantadas estão entre as frutíferas e ornamentais, como a quaresmeira, ipês, araçá, manacá da serra, pitangueira, entre outras, de origem tanto da mata atlântica como do cerrado, que fazem parte do bioma de Franco da Rocha.

“Plantar árvores em locais urbanos como este é importante para promover espaços mais frescos, aumentar a biodiversidade, e favorecer a sustentabilidade daqui, além de ser uma bela forma de devolver o que tiramos. É importante cuidar muito bem dessas árvores e não deixar que ninguém as prejudique”, disse Vinícius durante bate-papo descontraído com as crianças e adolescentes do condomínio.

Segundo a assistente social da Secretaria de Habitação, Ângela Teixeira, o objetivo da ação é fornecer mais arborização ao local, bem como educação ambiental, mais lazer, descontração e maior interação social entre os moradores.

Ainda segundo Ângela Teixeira, desde 2015, a Secretaria de Habitação realiza diversos trabalhos sociais no Residencial Polônia voltados às famílias beneficiadas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. “Pensamos em envolver mais as famílias no espaço que é delas e entre elas, trazendo essa dinâmica de plantar e interagir com o espaço, para assim, tornarem-se protagonistas de ações benéficas como esta, não só para o condômino, mas para o meio ambiente também”, disse a assistente.

“É muito bonito ver o que a Prefeitura está fazendo pelo meio ambiente e cuidando dele aqui. E a gente vai se esforçar para cuidar delas também”, relatou com entusiasmo Erick Gustavo, jovem morador do condomínio Varsóvia.

O Residencial Polônia é composto por quatro condomínios, sendo eles Gidansk, Lublim, Cracóvia e Varsóvia. E em todos eles, as mudas foram muito bem recebidas e plantadas carinhosamente pelas crianças e moradores nos chamados berçários.

Texto: Amanda Iglesias / Foto: Orlando Júnior