Festival Oxandolá apresenta contos e ritmos tradicionais do Brasil na Praça Kléia Alves

A 13° edição do Festival Oxandolá [In] Festa apresentou muita alegria e descontração no último final de semana com os espetáculos “Brinque-Som” e o “Conto de Todas as Cores”. O evento é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, com a Associação Cultural CONPOEMA e a Ôxe Produtora, que seguem ano a ano realizando apresentações artísticas e culturais gratuitas para toda a população.

A primeira atração aconteceu no sábado (8), com o grupo “Malas-Portam” apresentando o espetáculo Brinque-Som, que chamou a atenção do público na Praça Kléia Alves, localizada atrás da Casa de Cultura Marielle Franco. A atração teve como principal proposta mesclar palavras, músicas, sons e movimentos corporais em apresentações de teatro e literatura.

Segundo o ator, escritor e pedagogo, Marlon Chucruts, a ideia é fazer com que o espetáculo inspire nas pessoas a reflexão de que elas podem voltar a brincar e levar a vida com mais leveza. “É fantástico, porque uma hora todos estão sentados, depois estão em uma ciranda, e quando você se dá conta já estão todos correndo pela praça, imersos na brincadeira. Na montagem nós buscamos trabalhar com ritmos brasileiros que muita gente não conhece, como a dança cacuriá, jumbo e a ciranda, que remetem à tradição de várias culturas”, disse Marlon.

Diego de Souto, morador do bairro Cia. Fazenda Belém, estava de passagem quando a agitação da praça chamou sua atenção. “A gente tem que focar em cultura porque é a cultura que sustenta a gente, principalmente em relação à nossa mente. Estamos passando por tempos difíceis nesse pós-pandemia, além de outros fatores sociais, e se não fosse a cultura, a música, a brincadeira e a arte, estaríamos ainda mais perdidos. E isso é uma coisa que engrandece a gente e a Prefeitura também, pois demonstra que ela está preocupada com a população”, relatou o morador.

Mais alegria para toda a família

A segunda apresentação aconteceu no domingo (9), com o grupo “Teatro Girandolá”, que encenou o espetáculo “Conto de Todas as Cores”. Mesmo com a chuva, a trupe fez o público se aconchegar para assistir.

O espetáculo, cujo texto foi inspirado no livro “Lili Inventa o Mundo”, do poeta Mario Quintana, foi apresentado em um formato descontraído e cheio de interação, em que os personagens e plateia embarcam em uma viagem pelo mundo da imaginação, fazendo uma homenagem à infância.

A artista, Meire Ramos, que interpretou o contador de histórias Fiapo, a professora, e o cachorrinho, conta que produzir e apresentar o espetáculo em um espaço aberto ao público é muito gratificante. “É uma grande brincadeira porque traz o poder da imaginação às crianças e mostra o quanto a gente pode estimular ou bloquear essa imaginação. Muitas vezes esse bloqueio ocorre dentro da própria escola ou na família, e aqui mostramos que a criança pode explorar essa imaginação e se transportar para muitos lugares”, afirmou a artista.

Poliane Rodrigues, de Francisco Morato, falou um pouco sobre sua experiência assistindo ao espetáculo: “Eu sou apaixonada por esse conto desde criança, então sou suspeita para falar, mas amei o jeito que eles lembram que a gente pode brincar em qualquer lugar ou situação, e que tudo é possível. Isso eu tento levar para a minha vida, para os meus filhos e no meu ambiente de trabalho”.

Texto e foto: Amanda Iglesias