Outubro Rosa: Roda de conversa reforça a importância do autocuidado

Pensando no bem-estar e cuidado com a saúde da mulher, a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma roda de conversa no Centro de Atenção Psicossocial Luiz Marcelo Mazarini Novaes (Caps ll) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

O evento aconteceu na última quinta-feira (27), e teve como principal objetivo promover a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. Veja fotos da atividade.

No dia, a psicóloga e gestora do Caps II, Valéria Paixão Silva, e a enfermeira e gestora do Caps AD, Ricaldina Elias Ribeiro, ministraram a roda de conversa abordando sobre os cuidados com a saúde da mulher, além de esclarecer dúvidas, tanto dos pacientes como de funcionários sobre a prevenção do câncer de mama.

Marcando o encerramento das diversas atividades e ações realizadas em alusão à campanha do Outubro Rosa, de forma leve e descontraída, a equipe ofereceu um café da tarde e ainda distribuiu brindes para os atendidos.

Durante a conversa, Valéria fez uma abordagem sobre o autocuidado e a autoestima e o quão relevante é prestar atenção ao próprio corpo. “Qual foi a última vez que vocês se olharam, se observaram no espelho, se tocaram ou pararam para se cuidar? A correria do dia a dia faz com que a gente se deixe em segundo plano e acabe esquecendo esse cuidado, que é fundamental para o cuidado da nossa saúde física e mental”, disse a gestora.

“Nós falamos muito na questão do “se toca”, porque é importante conhecermos o nosso corpo e observar se existe alguma alteração. Nesse caso, é recomendado procurar uma das 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e realizar os exames clínicos, essenciais para detecção do câncer de mama. Além desse, é imprescindível fazer exames de rotina, como o papanicolau ou o transvaginal, fundamentais para a prevenção de outras doenças que acometem as mulheres, como o câncer de colo do útero”, afirmou a enfermeira e gestora do (CAPS II) Ricaldina.

Sobre a Campanha

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente e teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, com intuito de arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

A intenção do movimento é alertar sobre a prevenção do câncer de mama e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional.

Por outro lado, no Brasil o movimento só teve destaque após a primeira ação no ano de 2002, quando o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, localizado no parque Ibirapuera, em São Paulo recebeu iluminação cor de rosa.

Texto e Foto: Amanda Iglesias