Novembro Azul: Palestra realizada no Caps IJ e Ceco aborda prejuízos do preconceito na saúde do homem

Preconceito, vergonha e falta de informação fazem com que muitos homens se descuidem da própria saúde e acabam sofrendo depois com doenças graves, como o surgimento do câncer de próstata. E foi neste sentido, que a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps IJ) e no Centro de Convivência (Ceco) uma palestra sobre o Novembro Azul, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. Veja fotos da atividade

O evento aconteceu dentro do espaço das unidades na terça-feira (23), e contou com a participação de funcionários e dos pacientes, que receberam orientações e explicações sobre o significado do Novembro Azul e a saúde do homem.

Durante a palestra, a enfermeira do Caps IJ Simone Mary, explicou sobre o câncer de próstata e os procedimentos que são realizados para o tratamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ressaltou ainda como o preconceito entre os próprios homens acaba prejudicando o diagnóstico precoce, que acaba aumentando os números de óbitos.

“Hoje, vocês não vão direto para o urologista realizar o exame do toque porque tem todo um processo antes com o clínico geral, que realiza outros exames capazes de identificar a existência do câncer, como o exame de sangue. Então, não tem que deixar de se cuidar por receio. O certo é fazer os exames e incentivar os outros a se cuidarem, e deixar essa coisa de preconceito, medo e julgamento pra trás. A saúde que realmente importa”, disse Simone.

Após a palestra, os participantes foram prestigiados com uma apresentação de roda de capoeira do grupo Capoterapia, liderado pelo Mestre Claudemir Ramos, o Costinha, além da aula de dança com o professor Davi Oliveira, que agitou o grupo trazendo uma coreografia da música Livin´La Vida Loca, do cantor Ricky Martin. Ao final, todos receberam um kit lanche para recarregar as energias.

A psicóloga e gestora do Ceco, Jéssica Leocádia, conta que realizar as atividades e uma palestra para os pacientes e atendidos da unidade são ações essenciais para a divulgação de informação e conscientização não só sobre o Novembro Azul, mas, principalmente, para o incentivo do cuidado da própria saúde.

Para os homens se cuidarem já é difícil, pois há um preconceito muito grande que faz com que eles não busquem atendimento médico. É uma coisa cultural que só os prejudica. E com o público de saúde mental é mais delicado ainda pois eles não têm ainda a compreensão desse cuidado com a saúde, muitas vezes por falta de informação e orientação. Eles também têm uma dificuldade maior de buscar o serviço por eles mesmos. Então, é importante ter essa orientação e até mesmo assistência oferecida pelos nossos serviços”, contou Jéssica.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Campanha Novembro Azul

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata acontece no dia 17 de novembro.

Texto e foto: Amanda Iglesias, com dados do Ministério da Saúde