Franco da Rocha recebe manifestações religiosas e culturais em comemoração ao mês da Consciência Negra

Em comemoração ao mês da consciência negra e 51 anos dessa luta, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, junto à Associação Cultural Afro- Brasileira (Acafro) realizou uma exposição fotográfica na noite da última sexta-feira (25) e uma caminhada acompanhada de uma grande festa pelas ruas de Franco da Rocha, no último sábado (26).

Veja fotos do evento.

A concentração para a caminhada aconteceu na Praça Zumbi dos Palmares e reuniu grupos religiosos locais do Candomblé e da Umbanda e, além de coletivos de vários locais de São Paulo, que foram conduzidos durante todo o percurso pela mãe de santo e presidente da Acafro, Iyá Tânia de Lima.

Durante o cortejo com afoxé, o grupo exibia e citava palavras de luta contra o racismo, enquanto dançavam o jongo, tradição afro-brasileira que inclui dança e cânticos. A marcha teve como destino a Casa de Cultura Marielle Franco, onde foi feita uma grande ornamentação para apresentações culturais de capoeira e de mais um cortejo. Figuras importantes ligadas à cultura afro-brasileira também foram premiadas pela Acafro e receberam o certificado de empenho e dedicação na preservação da cultura afro-brasileira.

Orlando Júnior é o fotógrafo e responsável pela exposição realizada na praça da Casa de Cultura Marielle Franco e recebeu o certificado Òrun Àíyé de fotografia. As fotos ilustram orixás e demonstram justiça, razão e emoção, além de temas como, o empoderamento feminino, igualdade de gênero e a importância da infância

Iyá Tânia, como matriarca de religião de matriz africana, se sente honrada por organizar um evento como esse na cidade que, nas palavras da mãe de santo, enriquece a cultura, educação e ação social para os munícipes. “Nossa percussão, dança, contos e culinária fazem com que enfrentemos os estereótipos inventados pela sociedade. Temos que enfrentar muitas barreiras e a oportunidade de preservar a cultura afro faz com que tenhamos voz”, disse a representante da Acafro.

Ela também destacou que o lema da Acafro é a ação social, ou seja, combater a intolerância religiosa, o racismo, homofobia, transfobia, violência contra a mulher e etc. “Nós somos resistência e a resiliência que os nossos ancestrais deixaram em nossa genética”, finalizou.

Texto: Khananda Beatriz- Foto: Orlando Junior