Franco da Rocha recebe prêmio Luiza Matida pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Neste mês, aconteceu a 4º Edição do prêmio Luiza Matida, que parabeniza e premia municípios que se mobilizaram para a eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis (que ocorre quando a criança é infectada por alguma IST – Infecção Sexualmente Transmissível – durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação) no Programa Estadual de IST/Aids. Franco da Rocha ficou entre os selecionados do ano e recebeu o troféu em evento que aconteceu no dia 5 de dezembro no Centro de Convenções do Ibirapuera-HSPE.

No município, não há registros de casos confirmados de HIV em crianças desde 2011, graças às medidas de cuidados e prevenção, que estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem testes rápidos e autotestes para detecção da infecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.

As ações também são desenvolvidas com o acompanhamento das gestantes que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde. Em caso de diagnóstico de gestante soropositiva, ela passa a ser acompanhada de forma especializada durante o pré-natal.

A diretora de atenção básica, Rosemeire Castanha, que compareceu ao evento para receber o prêmio em nome da cidade, falou sobre a importância deste reconhecimento para a região e seus profissionais. “É um prestígio enorme para Franco da Rocha receber algo tão gratificante, pois é o que representa todo desempenho dos profissionais da saúde que prestam aos munícipes uma assistência de qualidade para redução de casos evitáveis, além de todos os trabalhos e campanhas que são realizados para conscientização e informação”, disse Rosemeire.

A origem do prêmio Luiza Matida” é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014. Ela foi uma das responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da sífilis/HIV no estado de São Paulo e trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde.

Texto: Carlos Augusto – Foto: Equipe Saúde