“Ação Dezembro Verde” garante dia repleto de atividades gratuitas sobre cuidado com o meio ambiente e combate ao abandono e aos maus-tratos de animais

O Parque Benedito Bueno de Morais foi palco de ações e atividades voltadas ao Dezembro Verde, mês de conscientização e combate ao abandono e maus-tratos contra animais. Realizada no domingo (11), pela Prefeitura por meio da Diretoria de Meio Ambiente e da Diretoria de Zoonoses, em conjunto com a Defesa Civil e do Parque Estadual do Juquery. O encontro foi marcado também pela abordagem de questões voltadas à conscientização e educação ambiental.

Veja fotos do evento.

Doações de mudas, oficinas de práticas sustentáveis, cinema, pipoca, vacinação antirrábica e adoção responsável estavam entre as atividades e ações que foram realizadas. Quem se aproximava, podia ficar à vontade para interagir e receber orientações sobre os diferentes serviços ofertados.

“Esse movimento que eles estão fazendo para vacinar os animais é muito importante porque tem muita gente não tem como pagar, e a prefeitura vacinando ajuda muito os donos e os bichinhos”, comentou a dona Anna Ferreira, moradora do bairro Lago Azul, que veio animada vacinar suas duas gatinhas e receber orientações de castração gratuita.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Barbara Omena, a campanha Dezembro Verde é um movimento que além de trazer a conscientização contra os maus-tratos e abandonos aos animais, carrega uma vertente ambiental sobre sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. “Estamos com essa ação de entre as secretarias e diretorias para fornecer aos munícipes uma formação e conhecimento sobre ações e projetos que estamos realizando para que as pessoas comecem a entender e a ter um olhar mais ambiental paro o próprio município. Nós abrangemos grupos não só de crianças, mas de adultos também, o que acaba estimulando eles terem práticas e ações sustentáveis de dentro de casa para fora, em um contexto geral na cidade”, explicou Barbara.

Foi o caso do IPTU Verde, programa criado em 2017 dentro da Lei Complementar n° 282, que fornece uma porcentagem de desconto no valor do imposto se o cidadão tiver em sua residência determinados tipos de arborização, como sistema de captação e utilização de água da chuva; reservatório para retenção da água da chuva; telhado verde; arborização no calçamento; desconto dependendo da espécie plantada; terrenos não edificados em área urbana com declividade igual ou superior a 40% com, no mínimo, 40% de cobertura vegetal. Para solicitar o IPTU Verde, é necessário que o contribuinte dirija-se ao setor de atendimento da Prefeitura e apresente RG, CPF, matrícula atualizada, croqui e fotos.

Também foi feita uma oficina de compostagem onde os participantes montaram composteiras e aprenderam sobre sustentabilidade ao reutilizar materiais orgânicos para criar sua própria plantação. “A ideia é poder ensinar as pessoas a fazerem isso em casa e a começar a ter práticas mais sustentáveis e poder reutilizar esses resíduos que iriam para o lixo, coisa que a gente simplesmente não pensaria, só descartaria, sendo que podemos produzir e ter um solo rico em nutrientes”, explicou Ana Luzia, assessora técnica responsável pela oficina de compostagem em conjunto com o biólogo Vinícius da Silva.

“Aprendi muito na oficina. Eu não sabia que não podíamos colocar frutas cítricas na compostagem. E agora com esse conhecimento, a gente vai passando para as outras pessoas,” disse Bárbara Souza, de Francisco Morato.

Durante o evento foram doadas mais 15 mudas nativas da região trazidas do viveiro municipal, além do cinema aberto público com a apresentação do curta-metragem “Áreas de Risco – Informação para Prevenção” do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Texto e foto: Amanda Iglesias