Janeiro Branco: palestra sobre saúde mental é realizada no Centro Pop

Na última quinta-feira (12), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) realizou uma palestra da campanha “Janeiro Branco” para usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), pautando saúde mental e bem-estar emocional.

Cerca de 15 usuários e 10 profissionais participaram da ação que aconteceu no próprio equipamento do Centro Pop. Na atividade, três palestrantes pautaram a importância do cuidado com a saúde mental, sendo eles, a gestora do CAPS AD, Rica Mendes; o psicólogo Moisés e a educadora física e pessoal, Débora Martins.

“Moradores de rua têm muitos agravantes com a saúde pela situação que vivem, por isso, as palestras trabalharam muito as falas sobre inclusão na sociedade, a importância de todos eles e como uma boa saúde mental pode ajudar em diversos aspectos”, pontua a palestrante e gestora do CAPS AD, Rica Mendes.

Uma pesquisa feita pela Prefeitura de São Paulo em 2016 traçou um perfil da população em situação de rua e os dados apontam que 30% desse público sofre de depressão, 52% utilizam drogas diariamente e 57% consomem álcool todos os dias, causando essa dependência química e emocional das substâncias.

Desde 2014, janeiro é o mês referência para tratar do tema de saúde mental e emocional. Já a cor branca, representa um quadro em branco no qual será escrita uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos.

Texto: Carlos Augusto – Foto: CAPS AD