Obra do piscinão EU-08 tem início na avenida Tonico Lenci

Franco da Rocha dá mais um passo na organização de uma cidade mais segura e resistente às enchentes com a construção do novo piscinão EU-08, no Ribeirão Eusébio, afluente do Juquery. A primeira etapa da obra, realizada pelo governo do estado, via Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) em parceria com a Prefeitura, acontece na avenida Tonico Lenci, no bairro Chácara São Luiz, onde estão sendo feitas a remoção de vegetação e limpeza da área. A obra é licenciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que garantem o acompanhamento integral de técnicos, veterinários e biólogos para atuar no manejo da fauna e da flora locais, além da garantia da compensação ambiental, que será equivalente a quase três vezes a área que está sendo suprimida.

Com capacidade para acumular 274 mil metros cúbicos de água da chuva, o reservatório será composto por dois bolsões que vão ocupar uma área de 100 mil metros quadrados, localizada entre a avenida Tonico Lenci, estrada da Biquinha, rua Paula Francinete da Silva e rua Conceição da Silva, abrangendo os bairros Chácara São Luiz, Portal da Estação, Jardim Santo Antônio e Vila dos Comerciários. O projeto contempla ainda a construção de um parque linear no entorno do reservatório, oferecendo opção de lazer para as famílias franco-rochenses. O investimento para a obra será de mais de R$ 31 milhões.

Na última quinta-feira (19), o prefeito Dr. Nivaldo, a secretária adjunta de Licenciamento e Planejamento Urbano, Ana Eymery e a diretora de Meio Ambiente, Bárbara Omena, visitaram o terreno e conversaram com a equipe responsável pela obra.

“Os primeiros estudos feitos pela Cetesb para implantação do EU-08 são de 2010, com a última atualização feita em 2022, e seguem todas as diretrizes técnicas para o licenciamento ambiental da obra. Foram feitas observações diurnas e noturnas para documentar toda atividade animal no terreno. Esses registros garantem o manejo seguro da fauna, e também haverá compensação ambiental para as árvores removidas do terreno”, detalhou a diretora Bárbara Omena

Seguindo a resolução número sete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), que dispõe sobre os critérios e parâmetros para compensação ambiental, para a construção do reservatório EU-08 serão compensados o equivalente a cerca de 29 hectares, quase três vezes o total que está sendo removido. O local determinado para que seja feita a compensação segue uma série de diretrizes estabelecidas pelo órgão licenciador da obra, que neste caso é a Cetesb, bem como pela SMA, e levam em consideração o bioma do local de remoção, que deve ser semelhante ao da área de plantio, a quantidade de vegetação suprimida e a garantia de que as áreas de compensação terão espaço suficiente para receber os hectares a serem restaurados.

“As áreas determinadas para receber a compensação ambiental relacionada à obra do piscinão EU-08 ficam nos municípios de Biritiba Mirim e Jundiaí, no entanto, também haverá plantio de árvores no parque linear, que ficará no entorno do piscinão”, explicou Bárbara Omena. ”

Além da fauna, o cuidado com os animais também é um dos pontos principais para a preparação do terreno do futuro piscinão, desde aves até insetos, como as abelhas, recebem atenção especial. “Hoje nós estamos fazendo a remoção de abelhas encontradas em uma árvore. Nós procuramos concentrar o enxame na abelha rainha para fazermos a remoção de todas elas e enviarmos para um bioma semelhante ao daqui; o mesmo processo é feito com aves e outros animais, revelou o biólogo João Paulo da Rosa.

A diretora de Meio Ambiente explicou que nenhuma madeira retirada do terreno da obra será comercializada, mas sim triturada e utilizada como matéria orgânica para o parque Benedito Bueno de Morais e para o futuro parque linear que será construído no entorno do piscinão. “O material lenhoso triturado gera matéria orgânica que oferece muitos benefícios para terrenos, transformando um solo pobre em um solo fértil e rico em nutrientes”, esclareceu Bárbara.

Etapas da obra

De acordo com a Secretaria de Licenciamento e Planejamento Urbano, nos próximos meses serão iniciados os serviços estruturais e fundações para implantação do reservatório, seguido pela construção de uma passarela de pedestres, das vias de acesso, até o acabamento e paisagismo para conclusão da obra, prevista para acontecer no início do próximo ano.

Franco no combate às enchentes

Franco da Rocha também está recebendo outras obras para combater as enchentes. Em parceria com o governo do estado, está em construção desde o início do ano passado, o piscinão EU-09, que começa na estação Baltazar Fidélis da CPTM e vai até o centro e tem capacidade para acumular 92 mil metros cúbicos de água. além de obra de contenção de 400 metros de margem do Rio Juquery, entre o acesso do Complexo Hospitalar até o Rio Ribeirão Eusébio; desassoreamento do Rio Ribeirão Eusébio no trecho da Estação da CPTM, na foz do Rio Juquery, onde houve remoção de 14.350 metros cúbicos de impurezas e desassoreamento do Rio Juquery, no trecho entre a travessia da Escola de Bombeiros até a foz do Córrego Maracujá, em que foi feita a remoção de 107.800 metros cúbicos de impurezas.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior