Cursos de capacitação e qualificação profissional criam novas oportunidades para os franco-rochenses

Criar oportunidade, essa é meta da Prefeitura de Franco da Rocha com a abertura de cursos de capacitação e qualificação profissional oferecidos pela Secretaria de Assistência Social no Centro Solidário.

No início desta semana, mais de 40 franco-rochenses atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) participaram das primeiras aulas dos cursos de barbearia e culinária com diferentes especializações, como bolos, sobremesas e o Clube do Chefe, que é voltado para iniciação de jovens e adolescente no mundo da gastronomia.

De acordo com a secretaria, são oferecidos cursos das mais variadas áreas, gastronomia (bolos e sobremesas); área da beleza (barbeiro, unhas artísticas e penteado afro); artesanato, serigrafia e outros cursos profissionalizantes (cuidador de idoso, lava car, farmácia, mídias sociais, logística e conserto de eletrodomésticos).

“O curso mais procurado é o de cuidador de idosos. Muitas pessoas buscam se especializar pela oportunidade de trabalhar na área, visto que é uma profissão em crescimento”, disse a assistente social e chefe de departamento, Marília Buonavita.

Vanessa Silva tem 22 anos e já é formada em gastronomia, mas enxerga o curso de sobremesas como uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre confeitaria para abrir o seu próprio negócio. “Quando eu estava na faculdade, me apaixonei pela confeitaria, mas como aprendemos o geral, e o que mais chama a minha atenção são as comidas salgadas, não tive tempo de focar nos doces. Hoje estou aqui porque pretendo abrir uma cafeteria”, comentou a estudante.

Segundo a professora do curso de sobremesas, Cláudia Quis, durante a formação, os alunos aprendem um pouco de tudo, desde a higienização, produção, práticas de venda e postura de atendimento. Durante esta primeira semana, os estudantes estão produzindo mousses de variadas frutas, como ameixa, morango, abacaxi e maracujá.

“Uma mulher pode trabalhar onde quiser, até mesmo em uma barbearia”

A frase em destaque é de Elaine Santos, 46, moradora do bairro Parque Pretória, que desde muito nova se apaixonou por estética, principalmente por diversos tipos de barba. Segundo Elaine, seu sonho é abrir um espaço dentro de casa para que os outros moradores do bairro possam frequentar o estabelecimento. “Tudo o que fazemos com respeito, amor e dedicação faz com que as pessoas nos procurem, independente do gênero. Antes, nós mulheres, tínhamos um bloqueio, mas hoje podemos estar onde quisermos”, afirmou a estudante, esperançosa.

Durante o curso de barbearia, os alunos aprendem sobre a história da ocupação, a profissão de cabeleireiro, experiências na área, cor da pele e dos cabelos, produtos específicos, mechas, reflexos, luzes e balayage.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, todos os cursos já possuem grade completa e são voltados para pessoas de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social. Para participar, os interessados podem procurar o Cras mais próximo ou o Centro de Capacitação e Qualificação Profissional, localizado na rua Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, 100 – Jardim Jabuticabeiras. Telefone: 4800-7497.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: César Iury