Franco Folia: Esquenta de carnaval agita o parque municipal com samba, pagode e reggae

O fim de semana foi de música e diversão no esquenta de carnaval de Franco da Rocha, o Franco Folia. Para curtir muito samba, pagode e reggae, dezenas de pessoas colocaram o bloco na rua para ocupar o parque Benedito Bueno de Morais.

O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, contou com apresentações do Grupo Onda Certa, Pagode do Seu Zé, velha guarda musical da Vai-Vai, Leci Brandão e banda Maskavo.

No sábado (11), a folia começou no fim de tarde com o Grupo Onda Certa e o Pagode do Seu Zé. Ao som dos hits mais ouvidos nas paradas de sucesso, o Onda Certa embalou os corações apaixonados com músicas de Thiaguinho e Menos é Mais, enquanto o Pagode do Seu Zé interpretou os clássicos do samba, com destaque para “Vou Festejar”, de Beth Carvalho e, fazendo jus ao nome, tocaram a música “Seu Zé”, do grupo Redenção.

Em seguida, a velha guarda musical da Vai-Vai trouxe o clima do bairro do Bixiga para o parque municipal. O grupo, que subiu com nove integrantes ao palco, representa o que há de mais tradicional no mundo do samba de raiz. Seus componentes, em sua maioria são descendentes diretos dos fundadores do Cordão Carnavalesco Vai-Vai, que mais tarde foi elevado ao grupo das escolas de samba paulistanas. Veja as imagens da apresentação.

Sabrina Tavares assistiu ao show com amigos e mostrou que tem muito samba no pé e as letras da velha guarda musical na ponta da língua. Emocionada, ela fez questão de tirar uma foto com o grupo e demonstrar todo seu amor pela música. “Eu estava esperando para vê-los entrar no palco e tirar uma foto com eles foi como realizar um sonho. Agora, que venha a Leci”, disse ansiosa a moradora do Jardim Cruzeiro.

Última apresentação da noite, a grande cantora e compositora Leci Brandão abrilhantou o palco e, acompanhada de sua banda, cantou em coro com a plateia os maiores sucessos de seus quase 50 anos de carreira. Presença marcante do carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro, Leci falou sobre a alegria de finalmente retornar a cidade e poder cantar samba para um público tão emocionado. “É uma emoção cantar samba para quem gosta de samba. Franco da Rocha é uma cidade muito querida e que nos recebeu muito bem”, disse a rainha do samba. Confira as imagens.

Em mais de uma hora de show, Leci cantou seus maiores sucessos, como “Papai Vadiou”, “Perdoa” e o clássico da resistência, “Zé do Caroço”, música mais gravada e executada da artista. Entre uma canção e outra, ela fazia questão de saudar seus companheiros de ofício e mestres do samba, como Paulinho da Viola, a velha guarda musical da Vai-Vai e, com uma foto estampada em seu pandeiro, ela fez uma homenagem a Dona Ivone Lara.

O ativismo de Leci não fica só em suas letras, no palco, ele fez questão de exaltar a força do povo preto e de deixar um recado de amor e respeito à democracia.

No domingo (12), foi a vez da banda Maskavo entrar no palco para trazer com um repertório de músicas novas e aquelas já conhecidas pelos fãs nos seus mais de 20 anos de carreira. Nem a chuva que caiu logo no início da noite impediu o público de curtir os clássicos da banda, como “Um Anjo do Céu” e “Asas”, além de canções inesquecíveis de Bob Marley. Veja fotos da apresentação.

Graciele Mariana, mora no Parque Vitória e disse que chegou cedo, passou o dia no parque com os amigos para esperar a banda Maskavo. “Eu já vi apresentações da banda em outra cidade, gosto muito do som deles. Hoje eu esperei a chuva passar porque curtir o show aqui em Franco com os meus amigos, me traz uma energia muito boa, muito positiva’, disse.

O carnaval de Franco da Rocha ainda não acabou. No próximo fim de semana, domingo, dia 19, e na terça-feira, dia 21, vai rolar programação para toda a família no parque municipal. A programação começa às 10h, e inclui matinê com marchinhas, samba e axé; brinquedos infláveis; oficina de arte; apresentação do grupo Andorinhas do Lago Azul; Escola de Samba Raízes de Laranjeiras; concurso de fantasias; apresentação de balé e prêmio para o bloco mais animado.

Texto e foto: Luana Nascimento