Franco Folia arrasta multidão de franco-rochenses em dois dias de festa no Parque Municipal

Com dois dias de muita festa, o Franco Folia trouxe diversas atrações culturais e carnavalescas que tornaram o Parque Benedito Bueno de Morais em um verdadeiro Sambódromo do Anhembi de Franco da Rocha. Centenas de famílias franco-rochenses desceram para o centro da cidade e participaram das mais de 20 atividades realizadas pela Prefeitura entre o último domingo (19) e a última terça-feira (21).

Logo quem chegava no parque, já dava de cara com as movimentadas oficinas de máscaras e adereços na lona do Circo Escola Edgar Cabide. Por lá, dezenas de foliões preparavam seus apetrechos que, logo depois, tomaram o Palco do Viaduto que conduziu a bagunça com as melhores seleções de marchinhas, axé music e samba na matinê.

Ao lado do palco, a diversão foi das crianças que aproveitaram os brinquedos infláveis com direito a pinturas de rosto, tudo gratuito. Enquanto os pequenos se jogavam no escorregador, os pais puderam curtir apresentações de artistas locais e das oficinas da Secretaria Municipal de Cultura e danças da Secretaria Municipal de Esportes.

No domingo (19), subiram no palco o grupo Andorinhas do Lago Azul que trouxe as marchinhas mais populares e, em seguida, a Escola de Samba Raízes de Laranjeiras. Já na terça-feira (21) o break iniciou a festa com o Racha Show, abrindo alas para o grupo da Melhor Idade se apresentar ao som de “Cidade Maravilhosa” na sequência. Antecedendo as premiações ao público, os garotos do Ballet “Veneza” e “Paysant” deram um toque de música clássica na folia.

“Curtir o carnaval tão pertinho de casa, torna tudo mais prazeroso e fácil em vários quesitos. Conseguimos trazer nossas filhas, até mesmo nosso pet, em um ambiente familiar que transmite não só alegria, mas também segurança que é muito importante”, disse Rosangela Gomes, de 35 anos e moradora da Vila Santista, que curtiu a festa com as filhas Mariana e Heloísa, o marido Cláudio, a mãe Cristina e o cachorro Duck.

O Cordão Carnavalesco que se formou em frente ao Circo Escola, desfilou até o palco para um dos momentos mais esperados da festa: o prêmio de bloco mais animado. Para definir os vencedores, três famílias foram selecionadas pelo público para subir no palco e fazer uma apresentação de a “Dança da Mãozinha” do grupo Tchakabum. Mesmo com um número inferior de integrantes comparada com as outras participantes, a Família Correia mostrou que o carnaval corre em suas veias, levando o prêmio para casa.

Pablo Correia, membro da família que recebeu o troféu, falou sobre a alegria de ganhar o prêmio e a festa que eles fariam na Vila Zanela onde grande parte dos integrantes moram. “O Franco Folia foi uma experiência única e agora ficará marcada em nossos corações com esse troféu. Hoje é dia de festa até depois que sairmos daqui”, ressaltou Pablo.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Fotos: Jorge Henrique Ramos/Khananda Beatriz