Duo Drag: Franco da Rocha recebe exposição de retratos que exaltam a potência da arte de drag queens paulistanas

“Ao pensar no termo drag queen, pode-se imaginar uma pessoa com maquiagem forte, vestimenta chamativa e peruca em molde escultural. Na verdade, quem se debruçar sobre as histórias delas, verá artistas que encontraram uma forma de se expressar livremente, se posicionar e performar o que desejarem e como desejarem, burlando barreiras e expectativas da sociedade”. É assim que Leonardo Birche, curador da exposição Duo Drag, que chegou em Franco da Rocha nesta semana, define a mostra. Muito mais que o glamour das plumas e a beleza de maquiagens perfeitas, drag queens são artistas que utilizam seus corpos como uma tela para expressar sua arte e seus sonhos.

Confira fotos da noite de abertura da Duo Drag.

A exposição, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, em parceria com o Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, apresenta fotos de drags que movimentaram a cena paulistana desde os anos de 1980 até artistas em início de carreira, captadas pelo fotógrafo Paulo Vitale. Gratuita, a mostra ficará em cartaz até 30 de junho, na Casa de Cultura Marielle Franco com visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e sábado das 13h às 17h30 e no Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) de terça a sexta, das 13h às 17h e sábado e domingo,13h às 18h.

A abertura da mostra aconteceu na sexta-feira (10), na Casa de Cultura Marielle Franco e contou com a presença do fotógrafo Paulo Vitale e da vice-prefeita Lorena Oliveira, além do secretário adjunto de Cultura Adilson Cunha, da equipe da pasta e convidados.

Por meio dos retratos, o visitante da mostra é levado ao universo drag com o antes e depois das pessoas que dão vida a personagens icônicos, como Silvetty Montilla, Marcia Pantera, Kaká Di Polly, Miss Judy Rainbow e Laysa Bombom. Cada um das 24 drags retratadas em registros feitos em 2020 apresenta suas infinitas histórias, de sucesso, shows e potência artística, além da sobrevivência cotidiana, estigmas e lutas pelos direitos das comunidades LGBTQIA+.

Desta forma, Duo Drag também representa resistência e luta por espaço na cultura brasileira, inicialmente, as fotografias seriam reunidas apenas no livro de Paulo Vitale. Depois, foi decidido que se tornariam uma exposição, para que um público maior pudesse ver e se encantar com o trabalho dessas artistas. A exposição foi inaugurada em setembro de 2022, depois de uma longa luta para que o Museu da Diversidade Sexual fosse reaberto e, agora, ela inicia sua itinerância, chegando a Franco da Rocha.

A Casa de Cultura fica na rua Dona Amália Sestini, 85 – Cia. Fazenda Belém e o
Museu de Arte Osório Cesar está localizado av. dos Coqueiros, n° 441 – Centro (dentro do Complexo Hospitalar do Juquery).

Anote na agenda
Exposição Duo Drag
Data: de 11 de março a 30 de junho de 2023
Local: Casa de Cultura Marielle Franco e Museu de Arte Osório Cesar