Obra de reconstrução da rede de drenagem da av. Giovani Rinaldi preserva árvore plantada por moradora do bairro

A obra de reconstrução da rede de drenagem que está sendo feita na avenida Giovani Rinaldi ganhou um presente especial de uma morador do bairro. A professora de Educação Física Patrícia Simioni plantou uma muda de ipê próximo ao canteiro central e, com o início das obras, necessárias para garantir a estabilidade da rua, ela temeu perder sua árvore.

Criada em Franco da Rocha, Patrícia saiu da cidade por motivos pessoais e retornou no início da pandemia da Covid-19 para morar no Parque Vitória. Um dia, ao completar uma competição de natação em São Paulo, ela recebeu uma muda de ipê como medalha e decidiu que faria seu prêmio florescer. Em 2021, com a ajuda da mãe, Maria Aparecida Simioni, e de alguns vizinhos, ela plantou a árvore no canteiro central da rua. De um jeito muito especial, Patrícia viu que estava recomeçando a vida, fincando novamente suas raízes na cidade e viu que, assim como o ipê para crescer e florescer era preciso ter calma e paciência, especialmente em meio à pandemia.

A moradora lembra que quando a obra começou ficou sabendo que passariam máquinas por toda a extensão da rua e, com medo de perder o opê, conversou com a equipe da Secretaria de Obras e Serviços e escreveu um bilhete encontrado pelo funcionário Adilson Ferreira: “Por favor, cuidado com o ipê (essa árvore pequena). Ela é especial Bom trabalho!”.

“Fiquei sem ação, pensando se a história terminava ali. O ipê é algo vivo que a gente vê crescer, não queria vê-lo virando mato. Eu acho que não é por que ele não late ou não fala, que a gente não tem valor sentimental ou afetivo”, explicou a professora.

Desta forma, a obra foi executada de modo que não interferisse diretamente na árvore e que a mantivesse no local. Segundo a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Barbara Omena, o ipê tem um longo ciclo de vida e está em diversos biomas do Brasil, mostrando sua importância. A espécie é símbolo de resistência porque mesmo em condições críticas de sobrevivência consegue retirar água e demais nutrientes por meio de suas raízes profundas.

Barbara diz ainda que o cuidado de Patrícia demonstra sua consciência ambiental. “Cuidar do meio ambiente é permitir que todos os seres continuem vivendo, o que não é só um gesto correto com o planeta e com todos os seres que nele habitam, como também uma condição necessária para própria existência humana”, declara a diretora.

Sobre a árvore permanecer no local, Patrícia diz ficou muito feliz pelo respeito e representatividade. “Franco é um lugar muito bonito, carregado de história e merece uma árvore a altura. Espero sinceramente que esse ipê cresça e torne uma das árvores mais bonitas da região”, comemora a moradora.

Reconstrução do sistema de drenagem

A obra da avenida Giovani Rinaldi teve início há cerca de um ano e foi necessária devido a um processo de degradação do sistema de drenagem que iniciou com a erosão de parte da via, causada pelo uso de uma tubulação antiga que estava com 70% de sua estrutura afetada.

Com isso, a Prefeitura reformou o sistema de drenagem, retirando os antigos tubos armcos. Devido ao contato constante com esgoto, os tubos armcos, fabricados com metal, tiveram suas paredes corroídas, causando o enfraquecimento da estrutura e, consequentemente, a degradação da rua. Por isso, para a reconstrução, foram assentados 40 metros de aduelas de concreto, que garantem a vazão da água, têm maior durabilidade e manutenção mais rápida.

De acordo com o diretor de Obras, Marcos Ladeia, atualmente as equipes da Prefeitura estão executando o muro de fechamento da caixa de passagem. A finalização do serviço está prevista para prazo o mês de maio.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior/Patrícia Simioni/Equipe de Obras e Serviços