Prefeitura realiza roda de conversa sobre racismo no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

A pauta sobre racismo deve sempre ser debatida, visto que ainda é um problema que prejudica nossa sociedade. Com objetivo de ajudar nessa luta, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Religiosa (Compir), promoveu uma roda de conversa para debater sobre o combate contra a desigualdade e o preconceito. O encontro ocorreu no Centro de Vivências em Múltiplas Linguagens Raimunda Assunção dos Santos, na última terça-feira (21), Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Além da vice-prefeita Lorena Oliveira, a roda de conversa contou com a presença de uma das integrantes do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial, Dalila Brito, funcionário do setor de Cultura da Prefeitura de Caieiras, Adílson Simões e o membro do Conselho Municipal da Juventude de Franco da Rocha (CMJ), Jorge Henrique Ramos, além de mais alguns servidores da Prefeitura de Franco da Rocha e munícipes convidados.

Na conversa, foram feitos resgates históricos abordando o preconceito racial no Brasil e a luta por leis de combate à discriminação.

“Na época da faculdade, durante a pesquisa para meu livro sobre o Complexo Hospitalar do Juquery, tive a ideia de abordar a pauta sobre a política de higienização da época, que era totalmente racista, influenciando nos internos do hospital. Não podemos esquecer que apenas após dez anos da abolição, mãos negras foram responsáveis por erguer grande parte desse nosso patrimônio, em 1898. O povo preto, da periferia e de luta, é a base da história de Franco da Rocha.

Ao longo do evento, todos falaram um pouco sobre suas experiências e foram destacadas as necessidades de políticas públicas e ações para combater o racismo. A reunião também serviu para planejarem parcerias, com Dalila sendo professora, Jorge e Adílson funcionários da Prefeitura, diversas ações puderam ser combinadas entre ambos em um futuro próximo, para que todos entendam que o racismo não é algo que deve ser normalizado.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).