Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres realiza encontro para debater a participação feminina nos espaços de poder

Na última sexta-feira (24), o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) realizou o “Encontro Direitos das Mulheres: O Caminho Para a Igualdade”, um debate que contou com a presença de lideranças femininas importantes para o país, como a deputada federal Juliana Cardoso e a juíza de Direito de Franco da Rocha, Dra. Gabriela Rodrigues.

Veja fotos do encontro.

O evento é parte da programação do “Por Elas, Pra Elas”, iniciativa da Prefeitura de Franco da Rocha que busca promover o empoderamento feminino por meio de rodas de conversas, palestras e dinâmicas com temáticas que versam sobre a igualdade de gênero em diversas áreas da sociedade, como a política, negócios, educação e saúde. O “Por Elas, Pra Elas” também tem o objetivo de combater os tipos de violências sofridos todos os dias por muitas mulheres.

Um dos assuntos abordados pela Dra. Gabriela Rodrigues foi o preconceito que enfrentou por ser uma mulher nessa profissão, além de ter a sua pele preta. Juliana contou que, por diversas vezes não foi recebida como advogada nos lugares, mas quando estava acompanhada de uma pessoa branca ou um homem, o tratamento era totalmente diferente. Ela ressaltou ainda que teve que lutar por muitos anos para ser vista como juíza.

O evento contou ainda com apresentações do Coletivo Ouvidos Coloridos, das Andorinhas do Lago Azul, projeto das oficinas culturais de Franco da Rocha, e do grupo de dança Elas em Corpo.

A vice-prefeita Lorena Oliveira, a presidenta do CMDM Mariana Moura e a vice, Samanta Silva também estiveram presentes e, além de agradecerem a presença de todos, informaram que a Prefeitura lançou uma Cartilha de Orientações, Prevenção e Assistência às Vítimas de Violência, que ajuda as mulheres a reconhecer os tipos de violência e quebrar esse ciclo. A cartilha será distribuída em todos os equipamentos públicos da cidade.

“Um evento como esse é importante porque traz a mulher para o centro do debate, além de ser um caminho para a construção de políticas públicas voltas para a garantia dos nossos direitos”, disse a vice-presidente do CMDM, Samanta Silva.

Samanta citou ainda que ouvir mulheres como a Dra. Gabriela e a deputada Juliana, leva as mulheres a terem esperança em momentos de desanimo. “Uma história de vida e de carreira que, apesar de tantas percalços impostas pela sociedade, ainda assim é possível enxergar e chegar ao lugar que sempre sonhamos”, comentou.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: César Iury