Mulherada – Arte e Resistência: Prefeitura e Baciada das Mulheres do Juquery realizam homenagem às mulheres

A Praça Kléia Alves, localizada atrás da Casa de Cultura Marielle Franco, foi palco de mais uma homenagem às mulheres no último sábado (25). O evento Mulherada – Arte e Resistência reuniu mulheres de todas as cores e de várias idades, que distribuíram muitos amores em forma de resistência e luta.

Veja fotos da ação.

O evento foi elaborado pela Prefeitura, junto a Baciada das Mulheres do Juquery, coletivo de mulheres moradoras da região da bacia do Juquery, que atua desde 2015 produzindo a Mostra de Cinema da Mulher e ações audiovisuais. De início, um cortejo de abertura com o Bloco da Casa Velha e convidadas encantou o público ao som do ritmo popular do maracatu, enquanto frases de luta eram exibidas ao público.

“Mulherada foi um evento muito importante para o fortalecimento das mulheres artistas de Franco da Rocha, ver tantas mulheres potentes e criativas juntas foi renovador para o nosso coletivo e para dar força na luta feminista na nossa cidade e na região. Agradecemos imensamente cada mulher que trabalhou no evento e cada pessoa que passou uma tarde linda com a gente na praça Kleia Alves, espaço tão significativo para a luta das mulheres”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Mariana Moura.

Além do cortejo, houve também ciranda, performances durante toda a tarde, uma feira feminista com artesanatos, livros e comidas. O Sarau Mulherada e a exibição de curtas metragens junto a um debate também foram atos de fortalecimento. “Compartilhamos experiências que fortaleceram a luta por igualdade de gênero e justiça social. Continuaremos impulsionando a causa feminista na cidade”, comentou Mariana.

A luta feminista continua em Franco da Rocha e em todo o mundo, eventos como estes ajudam a mudar a forma como a sociedade enxerga e trata as mulheres.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: César Iury